Amanhecer - Stephenie Meyer

24 março 2010

Editora: Gailivro
Páginas: 754
Categoria: Romance, Paranormal

"Amares aquele que te matava, deixava-te sem outra opção. Como poderias fugir, como poderias lutar, se ao fazê-lo magoavas o teu amor? Se a tua vida era tudo o que tinhas para dar, como poderias recusá-la? A alguém que amavas verdadeiramente?
Para Bella Swan, o amor inelutável por um vampiro enreda-se de forma fantástica e terrível com uma realidade perigosamente opressiva. Impelida, num sentido, pela sua paixão intensa por Edward Cullen e, no outro, pela ligação profunda ao lobisomem Jacob Black, Bella enfrentou um ano tumultuoso de tentações, perdas e conflitos que agora a coloca perante um momento final e decisivo. A escolha eminente entre ingressar no mundo tenebroso, mas sedutor, dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs. Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, com efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis. Quando os fragmentos corroídos da sua vida - inicialmente desvendada em Crepúsculo, e depois estilhaçada e dilacerada em Lua Nova e Eclipse - parecem prestes a sarar e a unir-se num todo, será que vão ser destruídos… para sempre?"

Mais de um ano depois, lá consegui acabar de ler esta saga que lançou a “moda” dos vampiros por cá…

Em relação aos volumes anteriores a este, gostei bastante do primeiro, mas o segundo e o terceiro já me desiludiram e daí a demora em ganhar coragem para pegar neste 4º volume e terminar finalmente a saga.

Os fãs de Stephenie Meyer que me perdoem, mas terminada a leitura dos quatro livros, não consigo entender o motivo tanta febre. São livros bonzinhos, permitem umas boas horas de leitura sem grandes exigências, mas não são assim tão bons que justifiquem o delírio à volta deste “vai-não-vai” entre a Bella (irritanteeeee) e o Edward.

Especificamente em relação a este volume final, houve alturas em que ponderei seriamente desistir e se entretanto não tivesse chegado à parte em que “vemos” os acontecimentos pelos olhos do Jacob, provavelmente tinha fechado o livro antes de chegar a meio. Valeu a minha teimosia em ler sagas até ao fim e lá deslindei o final do atribulado romance entre a humana e o vampiro.

Neste livro, achei que a história melhorou um bom bocado em relação aos dois anteriores, sendo mais consistente e desenvolvida e o simples facto de irmos assistindo aos acontecimentos sob diversas perspectivas também ajudou a que persistisse na leitura.

Missão cumprida, saga lida. Agora resta-me ver os filmes. Não que tenha gostado da adaptação do “Crepúsculo”, que achei muito pobre em relação ao livro, mas a curiosidade leva-me a melhor e, já agora, vou ver o “Lua Nova”. Fico bastante curiosa de ver a adaptação do “Amanhecer”, principalmente na parte final. É que não consigo imaginar a Kristen Stewart a dar credibilidade e intensidade à parte do confronto final ;)

7 comentários:

nuno Chaves disse...

Concordo plenamente contigo em tudo o que disseste dos 4 livros (para mim) apenas este escapou.
mas cuidado ao ires ver o Lua Nova se não gostaste do outro vais gostar ainda menos deste, (é horrivel) é aminha opinião., realmente não percebo tb. qual a agitação em redor destes livros e dos filmes, será que estamos a ficar velhos, ou são mesmo fraquinhos?

Lígia disse...

Xiii, o filme "Lua Nova" ainda consegue ser pior que o "Crepúsculo"? Bem, parece-me é que não chego ao fim do filme e desisto a meio ;)
Quanto aos livros, acho que passa um bocadinho pela questão da idade sim... São livros mais vocacionados para os adolescentes ou para corações mesmo, mesmo muito românticos, por isso me terão sabido a pouco...
Certo é que esperava mais, mesmo deste volume ;)

Mira disse...

Pronto.... Eu com os livros pa ler e a ter desmotivação :(
Já nem me apetece pegar neles......
Mas eu até posso gostar, quem sabe.

Bjinho Lígia ;)

Jojo disse...

Eu li a saga muito antes da revolução que se seguiu e gostei. Mas não foram daqueles livros maravilhosos que me deixaram boquiaberta.Lêem-se bem simplesmente embora às vezes não gostasse muito da Bella principalmente nos primeiros livros.

Bjinhos Lígia*

Lígia disse...

Upsss, tinha escrito há dias uma resposta às meninas, mas parece que não ficou...
Mira,
Como já te disse, MUITA gente gostou e eu não digo que sejam maus, não são é tão bons assim... se é que me faço entender :D
Mas eu tenho a mania das contradições e ser um pouco contra-corrente...
Entra na leitura apenas com a expectativa de umas boas horas de entretenimento e certamente gostarás ;)
Beijinho

Jojo,
Pois, se calhar o meu erro foi ler muito depois da "febre", quando já se tinha dito e escrito tanto sobre esta saga... Inevitavelmente, criei expectativas elevadas... big mistake ;)
Beijinhosss

Sara disse...

Eu vou pelo mesmo caminho. Tenho o Breaking Dawn começado quase desde q foi lançado e n há meio de o terminar... O meu preferido foi o 1º livro da saga e n gostei mesmo nada dos filmes...

Sara (YellowBow@Bookcrossing)

Lígia disse...

Olá, Sara :)
Quando li algures que a saga ia ter continuação só pensei: "Não, socorrooooO!" :D
Quanto aos filmes, já desisti de ver o 2º... Há tanta coisinha boa para ver :)
Beijinho

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.