Mostrar mensagens com a etiqueta Mistério/Thriller. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mistério/Thriller. Mostrar todas as mensagens

O Caçador de Raposas, Minette Walters

20 março 2011

Editora: Presença
Páginas: 368
Categoria: Mistério, Thriller

"Numa gélida manhã de Inverno, Ailsa Lockyer-Fox é encontrada sem vida no jardim da sua mansão em Shenstead. As circunstâncias misteriosas que envolvem a sua morte não indiciam claramente o assassínio, e o veredicto policial atribui o seu falecimento a causas naturais. Mas muitas são as vozes acusadoras que se levantam contra James, o marido e principal suspeito dos habitantes daquela pequena localidade de Dorset. Em breve, é orquestrada uma campanha tenebrosa, sem tréguas, que visa destruir a vida de James. Com que intuito? Quem poderá estar por detrás das terríveis acusações que lhe são feitas? Um thriller psicológico admirável, que ilumina os meandros mais sombrios da psique humana, e nos traz Walters no seu melhor."

A colecção O Fio da Navalha já me tem presenteado com várias obras excelentes a nível de mistério/thriller.

Este tipo de leitura, é de facto, o meu preferido, mas tive alguma dificuldade em entrar na história deste livro. No entanto, à medida que a história foi progredindo, comecei a ficar preso pela trama urdida pela autora, que me conduziu a um final surpreendente.

Gostei e mesmo não sendo uma das minhas autoras preferidas do género, é um bom livro para os fãs de thrillers. (F)

Noite Sobre as Águas - Ken Follett

13 março 2011

Editora: Bertrand
Páginas: 528
Categoria: Policial, Thriller

"Em 1939, com a guerra a acabar de ser declarada, um grupo de pessoas privilegiadas embarca no mais luxuoso avião de sempre, o Pan American Clipper, com destino a Nova Iorque: um aristocrata britânico, um cientista alemão, um assassino e a sua escolta, uma jovem em fuga do marido e um ladrão encantador, mas sem escrúpulos. Durante trinta horas, não há escapatória possível desse palácio voador. Sobre o Atlântico, a tensão vai crescendo até finalmente explodir num clímax dramático e perigoso."

Sou fã há vários anos deste escritor e já li vários livros dele (se não mesmo todos), pelo que não é surpresa a mestria com que ele domina o thriller, renovando-se a cada novo título.

Neste Noite Sobre as Águas, mais uma vez, Ken Follett escreve uma história intensa que desde os primeiros capítulos agarra o leitor e o obriga a devorar capítulo a capítulo à procura do final.

Como sempre, um autor altamente recomendável aos fãs de thrillers. (F)

Só os Mortos Sabem, Laura Lippman

06 março 2011

Editora: Difel - Gótica
Páginas: 416
Categoria: Suspense, Mistério, Thriller

"
Prémio QUILL 2007 para melhor romance policial do ano.
Duas irmãs desaparecidas. 30 anos depois, uma reaparece. Será mesmo ela? Só a sua memória atormentada o poderá provar…

Trinta anos atrás, duas irmãs desapareceram de um centro comercial. Os seus corpos nunca foram encontrados.
Agora uma mulher manifestamente desorientada, envolvida num acidente de viação em hora de ponta, afirma ser a mais nova das irmãs Bethany há muito desaparecidas. Mas a sua admissão involuntária e subsequente esforço para alienar os investigadores adensam ainda mais o mistério. Onde esteve ela todo este tempo? Por que esperou tanto para reaparecer? Poderá o seu raptor ser um estimado polícia de Baltimore? Não existem quaisquer provas que validem a sua história e cada pista que fornece à polícia parece conduzir a mais um beco sem saída – um moribundo incoerente, uma casa arrasada, uma campa inexistente e uma família há muito desfeita, destroçada não só pelo crime mas também pelas fissuras reveladas pela tragédia num lar aparentemente perfeito.
Numa história que recua e avança por várias décadas, somente uma pessoa ousa mostrar-se céptica em relação à mulher que pretende reivindicar a identidade de uma das irmãs Bethany sem, no entanto, revelar o destino da outra. Será ela capaz de descobrir a verdade."

Finalmente, um livro de mistério que me voltou a prender à leitura compulsivamente, querendo ler mais, para encaixar mais uma peça do puzzle e mais outra e mais outra e mais outra, criando conjecturas ao longo da leitura. Mas já devia adivinhar que seria assim, pois a colecção Nocturnos da Difel/Gótica não me tem desiludido.

Peguei neste livro por impulso ou, como gosto de dizer, porque ele me "chamou" da estante, e logo na primeira noite li metade e em mais uma noite, foi devorado.

É uma história que nos deixa com vontade de devorar cada página, porque só assim conseguiremos juntar todas as pecinhas, conhecer o passado, tentar perceber o presente, até depararmos com o puzzle completo e com a surpresa final e o deslindar do mistério.

Muito bem escrito (não foi por acaso que ganhou o prémio de melhor policial em 2007), é um mistério bem construído, que faz do leitores detectives e que nos conduz sem hesitar pela mente de várias personagens, levando-nos a conhecê-las melhor, mas com a mestria de não deslindar mais que o suficiente para nos manter agarrados à história, só nos apresentando o quadro completo no final. Muito bom mesmo. (L)

Não Contes a Ninguém, Karen Rose

26 fevereiro 2011

Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 472
Categoria: Romance, Policial, Thriller

"Mary Grace Winters sabia que a única forma de ela e o filho escaparem ao marido, um agente da polícia que os maltratava, passava pela simulação das suas mortes. Agora, tudo o que resta da sua antiga vida jaz no fundo do lago... Com uma nova identidade, numa nova cidade, encontrou um refúgio a centenas de quilómetros de distância. Quase se esqueceu do pesadelo vivido há nove anos. Até resolveu tentar a sua sorte no amor com Max Hunter, um homem que também carrega as suas próprias feridas. Contudo, o marido descobre-os e, pouco a pouco, o perigo aproxima-se e ameaça tudo e todos."

Estava muito curiosa em experimentar esta autora e fui comprando todos os volumes anteriores, até chegar este a Portugal, o primeiro que ela escreveu (a ordem de publicação por cá foi ao contrário).

Pensei sempre, quer pelas sinopses, quer pelo que fui lendo aqui e ali, que se trataria de suspense a sério, mas, pelo menos neste livro, predominou mais o romance do que o suspense. Nem sequer diria que é suspense romântico, mas mais romance com algum suspense do meio para o fim...

Foi uma leitura que entreteve, que fluiu com algum interesse, mas que não correspondeu totalmente às minhas expectativas, sem, no entanto, me fazer desistir da autora. Contudo, espero que os próximos livros me façam ficar mais agarrada à história do que este, que não primou pela originalidade nem teve grandes reviravoltas. O enredo vai-se desenvolvendo da forma esperada até ao confronto final, nada de surpreendente, portanto.

É um livro sem dúvida para o público feminino, com ênfase na parte romântica da história e com algum suspense, mas não o suficiente para satisfazer quem tiver um historial mais vasto de leitura de suspenses.

Não posso dizer que me tenha desagradado totalmente, mas também não me convenceu. Certamente lerei os volumes seguintes, mas com esperança que sejam bem melhores que este. (L)

Um Voz na Noite, Sandra Brown

03 janeiro 2011

Editora: Quinta EssênciaPáginas: 450
Categoria: Romance, Policial, Thriller

"A história apaixonante de uma mulher assombrada pelo passado e presa num pesadelo que ameaça destruir o seu futuro. Uma narrativa brilhante, rápida, cheia de tensão sexual, por uma das autoras mais populares da América. Para Paris Gibson, o seu popular programa de rádio nocturno é ao mesmo tempo uma fuga e o seu contacto real com o mundo exterior.
Desde que se mudou para Austin para mitigar a dor dos passados erros trágicos, Paris leva uma vida solitária, ganhando vida apenas quando apresenta o seu programa. Para os ouvintes fiéis, é uma amiga sensata e de confiança, que não só acede aos seus pedidos de música, como ouve também os seus problemas e, ocasionalmente, dá conselhos. O mundo de isolamento de Paris é, porém, gravemente ameaçado quando um ouvinte - um homem que se identifica apenas como «Valentino» - lhe diz que os conselhos que deu à mulher que ele ama a levaram a abandoná-lo e que agora ele próprio pretende vingar-se. Primeiro, planeia matar a rapariga, que já raptou, dali a 72 horas, e a seguir virá atrás de Paris.
Com a ajuda da polícia de Austin, Paris entra numa corrida contra o tempo, num esforço para encontrar Valentino antes de ele poder cumprir a ameaça de matar - e de matar de novo. Para seu espanto, descobre que uma das pessoas com quem tem de trabalhar é o psicólogo criminal Dean Malloy, um homem com quem partilha um passado que teve um efeito catastrófico na vida de ambos. A sua presença desperta paixões antigas, obrigando Paris a confrontar as memórias dolorosas que tentava esquecer.
Enquanto o relógio continua a avançar, e as ameaças de Valentino de se aproximar se vão tornando realidade, Paris vê-se de repente obrigada a lidar com um assassino que, afinal, pode não ser um desconhecido."

Regra geral, após ler um livro que me encha totalmente as medidas, o seguinte sabe-me sempre a muito pouco. Este livro teve dupla desvantagem nesse aspecto: li-o após "A Papisa Joana" e após o anterior da mesma autora, "Calafrio", que tinha adorado. Ao contrário dos anteriores, este não me conseguiu prender, marcar ou sequer surpreender.

Não que não tenha sido uma boa leitura, mas confesso que tinha expectativas demasiado elevadas e, apesar de se revelar uma leitura agradável, não foi tão surpreendente ou envolvente como "Calafrio". Neste "Uma Voz Na Noite", o cerne pareceu-me estar sempre mais no romance do que no suspense ou no mistério, o que retirou algum ritmo à história, comparativamente ao livro anterior da autora.

Talvez tivesse apreciado mais esta história se não a tivesse lido nesta altura, logo a seguir a dois livros que me marcaram muito positivamente. Ainda assim, não deixo de recomendar a quem aprecia romance com uma pitada de policial e mistério, mesmo sem a intensidade e ritmo de "Calafrio".

Calafrio, Sandra Brown

11 dezembro 2010

Páginas: 398
Categoria: Romance, Thriller, Policial

"
Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez…
Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado...
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra?
Calafrio é um romance intenso, no qual confiar na pessoa errada pode marcar a diferença entre a vida e a morte."

Depois de ler esta opinião, fiquei ansiosa por pegar neste livro. Gosto de muito de livros que nos conseguem prender até ao fim e que acabam por nos surpreender, com voltas e reviravoltas. Quem me conhece bem, sabe que não é fácil um livro policial surpreender-me, mas este conseguiu-o e foi mesmo uma leitura compulsiva.

Com a parte romântica bem entrelaçada com o mistério, ao longo do livro somos levados a suspeitar de quase todos e só no final se confirmam (ou não) suspeitas. Com uma escrita quase cinematográfica, Sandra Brown envolve-nos totalmente nesta história e não me deixou fechar o livro enquanto não confirmei as minhas suspeitas. Apesar de ser um livro mais para o público feminino, não deixa de ter uma vertente de mistério e suspense bastante intensa e interessante.

Gostei muito e recomendo tanto às fãs de policiais/thrillers como de romances.

Mr. Clarinet, Nick Stone

12 novembro 2010

Editora: Difel
Páginas: 492
Categora: Thriller, Suspense, Policial

"Trata-se de um trabalho que Max Mingus, detective privado de Miami, dificilmente poderia recusar: 10 milhões de dólares para localizar o filho do multimilionário Carver - desaparecido há mais de três anos. Max conhece o preço de uma má aposta, mas aceita ir ao Haiti porque mais ninguém o fará. Uma ilha sem lei, onde reinam o vudu e a magia negra, onde cada homem é forçado a enfrentar os seus demónios pessoais, o Haiti é também o lar de um monstro a quem chamam "Mr. Clarinet", infame raptor de inúmeras crianças. Na busca pelo rapaz, vivo ou morto, a única coisa que Max tem a perder é a própria vida. Mas, no Haiti, há destinos muitos piores do que a morte... Intrigante, de cortar a respiração e altamente constrangedor, "Mr. Clarinet" irá cativar os leitores lançando o seu feitiço obscuro até ao mais exigente fã do "thriller".

Já me tinham falado deste livro mais que uma vez, uma vez que gosto imenso de policiais/thrillers intensos e surpreendentes. Finalmente, consegui lê-lo e, como tem sido hábito, esta colecção da Difel/Gótica, Nocturnos, não desilude.

Intenso, por vezes cru, mas sempre intrigante, foi um livro que devorei, mas a certa altura tive de fazer uma pausa... Tem descrições de tal formas vívidas e bem escritas, que parece que estamos a assistir aos rituais de vudu ou a torturas, tornando-se bastante cru e gráfico nessas partes. Eu cometi o erro de o ler no Verão, o que não recomendo ;)

É um livro que nos leva ao Haiti, aos cheiros, costumes e pessoas estranhas, intrigantes e surpreendentes e nos faz mergulhar num mistério que conduz o investigador (e, consequentemente, o leitor) a um universo macabro, surreal, onde reina a podridão e alguma devassidão, onde os limites entre o bem e o mal não existem e onde as aparências iludem até ao final.

Recomendadíssimo para os fãs do género!

Desaparecida, Katy Gardner

06 novembro 2010

Editora: Asa
Páginas: 352
Categoria: Mistério, Thriller

"Tudo começou com uma brincadeira de crianças…
Quem é que nunca jogou às escondidas? Quem nunca sentiu o entusiasmo de encontrar alguém no seu esconderijo perfeito?
Poppy está a brincar com a mãe, Mel. Poppy tem sete anos e a sua vida acabou de mudar radicalmente: tem um novo padrasto, um novo irmão, uma nova casa… A menina esconde-se e a mãe procura-a. Mas o tempo passa e ela não aparece. A polícia é chamada. À hora do desaparecimento, testemunhas viram um carro a afastar-se do local. Um carro familiar. Ao volante ia Si, o homem com quem Mel está casada há apenas um ano. Para a polícia é uma luta contra o tempo. Para Mel, cujo mundo foi virado do avesso, é uma questão de vida ou morte."

Custa-me classificar este livro como mistério/thriller, porque, apesar do que a sinopse leva a crer, não se trata tanto de mistério ou suspense, mas sim do drama interior de uma mãe que faz uma retrospectiva e que perante o desespero do desaparecimento da filha, vê com outros olhos toda a sua vida e as suas relações mais próximas nos últimos tempos. Só no fim achei que se assemelhava a um livro de suspense, no resto, é mais o percurso interior de alguém em busca do caminho para reencontrar quem lhe é mais precioso e que vai montando um puzzle peça a peça na sua cabeça.

Admito que não sou fã da escrita desta autora e que esta foi a minha segunda tentativa de ler um livro escrito por ela. O primeiro, não consegui passar das primeiras páginas, este li todo, o que já é um ponto positivo, mas mesmo assim não me convenceu totalmente.

Sim, andei em má fase de leituras no Verão (estas últimas opiniões são ainda sobre livros que li no Verão)... Com os devidos descontos dessa má fase para leituras, devo dizer que não dei o tempo como perdido ao ler este livro e que até me agradou a surpresa final, mas...

Segunda Oportunidade, James Patterson

19 setembro 2010

Editora: Quinta Essência
Páginas: 336
Categoria: Policial

"Um assassino chamado Quimera parece matar ao acaso. Estarão as nossas investigadoras à altura da missão?

Uma menina de 11 anos morre quando um maníaco abre fogo contra uma igreja. Uma idosa é encontrada enforcada. Em comum, as vítimas têm apenas o facto de serem negras. Lindsay Boxer, depois de ter resolvido o trágico caso do «Assassino dos Noivos», é designada para o caso e desconfia que se trata de algo mais do que uma onda de crimes raciais. Lindsay acredita que os dois crimes foram cometidos por um assassino em série e que duas das vítimas estavam indirectamente relacionadas com a polícia. Um símbolo detectado nas cenas do crime conduz a um grupo racista, mas o assassino volta a atacar, deixando pistas deliberadas e iludindo a polícia com inteligência. Entretanto, cada uma das quatro amigas corre risco de vida, e o assassino sabe exactamente quem são e onde as encontrar."

Este segundo livro do Clube das Investigadoras era há muito aguardado por mim e acho que foi editado mesmo na altura certa, a tempo de o ler no Verão, enquanto apanhava um bocadinho de sol.

Já tinha gostado bastante do 1º livro da série "
Primeira a Morrer" e espero que os livros desta série vão sendo publicados por cá com alguma regularidade, porque realmente chega-se ao fim da leitura com vontade de mais.

A fórmula dos capítulos curtos leva a que também este segundo livro seja devorado de forma compulsiva. E se já tinha gostado do primeiro livro, achei este melhor. Neste sabemos um pouco mais do passado de Lindsay, as outras personagens têm uma vertente mais complexa e um papel mais preponderante no desenrolar dos acontecimentos e há mais tensão do que no primeiro livro.

Sem ser um daqueles policiais cheios de reviravoltas surpreendentes, mas, ainda assim, com algumas surpresas, é uma excelente leitura para os fãs do género.

Agora fiquei ainda mais ansiosa por ter o próximo livro desta série na minha estante... Venha ele, que cá em casa todos estão à espera. Sim, que os dois livros desta série foram lidos (e devorados) por toda a família durante estas férias... Até a minha mãe que dizia não gostar de ler ;)

Fogo Lento, Julie Garwood

11 agosto 2010

Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 288
Categoria: Policial, Mistério/Thriller

"Kate sempre lutou pelos seus sonhos. Construiu uma vida pacata, junto da mãe e da irmã, e investiu todo a sua paixão na pequena empresa de velas e fragrâncias que criou. De um dia para o outro tudo muda. Escapa por pouco a uma explosão, a sua mãe morre e deixa uma dívida enorme, a melhor amiga tem de ser operada, o ex-namorado da irmã ameaça-a. Quando se cruza com Dylan Buchanan, o charmoso detective de Charleston, sente que ele é o único bálsamo entre tantos percalços e problemas a resolver. Dylan tem contudo um faro apurado e percebe que Kate está em perigo... Quem a persegue? Quem lhe deixa mensagens de morte? Quem destrói, na sombra, tudo aquilo que ela construiu?"

Quando peguei neste livro, não tinha as expectativas elevadas, apetecia-me apenas um policial levezinho, com algum romance, que me fizesse passar umas horitas absorta. E missão mais que cumprida.

Acabei por ver as minhas expectativas superadas e tive uma leitura bastante agradável, com um livro bem construído, com q.b. de mistério, romance e pitada de humor. A mistura ideal para umas boas horinhas de leitura.

Apesar da história não conter grandes reviravoltas ou suspense (pelo menos, para os fãs de policiais "à séria"), a autora consegue manter-nos presos às personagens e fechei o livro muito satisfeita com as horitas que com ele passei.

Um bom livro de suspense romântico, muito recomendável para aquelas alturas em que apetece uma leitura não muito exigente, mas com algum interesse.

O Livro das Almas, Glenn Cooper

25 julho 2010

Editora: Planeta
Páginas: 343
Categoria: Mistério, Thriller

"O Livro das Almas começa um ano depois da conclusão do mistério encerrado em A Biblioteca da Morte. A vida de Will Piper terá mudado devido ao segredo surpreendente que descobriu na instalação secreta do governo a Área 51? E com a captura do Assassino Silenciador? A sua reforma antecipada do FBI é interrompida quando um livro raro é posto em leilão em Londres e lhe é solicitada ajuda para o reaver. Ao viajar para Inglaterra, e já na posse do livro, Will é informado que falta um capítulo crucial que terá de reaver. Ao seguir os indícios acaba por descobrir o que estava em falta: um soneto com vários enigmas aparentemente indecifráveis escrito por um jovem chamado William Shakespeare que revela que o livro teve um profundo efeito sobre a história da humanidade. Mas nem tudo é fácil, pois Will enfrenta forças poderosas que o tentam impedir que descubra o que lhe poderá dar a chave para descobrir que a história pode ser reescrita. Mas acaba por decifrar que nas pistas escondidas no poema, encontra o verdadeiro livro que influenciou não só Shakespeare mas também a filosofia religiosa de João Calvino, o pai da predestinação, e as profecias de Nostradamus."

Depois de ter gostado tanto do livro anterior, não resisti a pegar no livro seguinte de Glenn Cooper, até porque é uma espécie de continuação da história do primeiro livro.

Talvez tenha feito mal em ler os dois livros seguidos, porque achei este muito menos surpreendente e complexo do que "A Biblioteca da Morte" e acabou por ficar aquém das minhas expectativas. Mas, mesmo não me parecendo ao nível do livro anterior (a fasquia também estava bastante elevada)
, não deixa de ser um bom thriller que proporciona umas boas horas de leitura.

Achei a história mais linear e que as personagens centrais perderam algum fulgor, mas se não tivesse lido o anterior ou não o tivesse ainda tão fresco na minha memória, estou convencida que teria apreciado mais esta leitura.

Resumindo, Glenn Cooper revelou-se uma boa descoberta num dos meus géneros literários preferidos e conquistou um lugar na minha estante, com espaço para mais alguns livros dele que, espero, venham a ser editados por cá :)

A Biblioteca da Morte, Glenn Cooper

Editora: Planeta
Páginas: 376
Categoria: Mistério, Thriller

"A acção decorre em três épocas, ano de 777, pós-Segunda Guerra Mundial e nos nossos dias. Tudo começa quando um assassino em série inicia uma série de mortes. Nada une as vítimas a não ser um postal que todas receberam onde são informadas do dia e da hora em que vão morrer. Designado para o caso um agente lendário do FBI com um passado conturbado, um problema com bebida, e nada a perder. Acaba por descobrir-se que o segredo para tão estranho comportamento está encerrado numa biblioteca de um convento que originou uma série de mortes em 777."

Este livro foi lido no início de Junho, se não estou em erro (sim, este blogue está mesmo desactualizado) e seguiu-se a uma série de livros dos quais desisti após ler apenas algumas páginas... Ao pegar neste, fiz a aposta certa e devorei-o em duas noites, regressando aos bons velhos tempos em que lia pela noite fora, completamente imersa na história e ansiosa por saber o que aconteceria a seguir ou, neste caso em particular, por perceber como três épocas tão distantes poderiam estar interligadas e relacionadas com os crimes que surgem cometidos logo no início deste thriller que me conseguiu prender mesmo até à última página.

Gosto de livros que visitam várias épocas, ainda mais quando o autor nos consegue conduzir com mestria por universos muito diferentes sem nos fazer perder o interesse na história e acicatando-nos a curiosidade a cada capítulo. Apetecia-me sempre ler "só" mais um capítulo para ficar cada vez mais perto da solução do mistério e foi daqueles livros que me custou fechar.

Foi um excelente regresso a este género literário e uma boa descoberta, pois nunca lera nada deste autor. Recomendo a quem gosta de um bom thriller e lhe apetece mergulhar nas páginas de um mistério bem construído. Um autor a manter debaixo d'olho.

A Verdade nos Olhos - Harlan Coben

01 março 2010

Editora: Presença
Páginas: 272
Categoria: Policial, Thriller

"Myron Bolitar há mais de sete anos que não sabe nada de Terese Collins, desde a altura em que terminaram o seu intenso romance. Por isso, quando ela lhe liga de Paris num tom desesperado, Myron é completamente apanhado de surpresa. Suspeita da morte do ex-marido, Terese não tem ninguém a quem recorrer. Myron hesita, mas uma pista do caso arrasta-o para uma trama sinistra antes de poder voltar atrás. Com o seu característico charme e bom humor Myron terá de andar sempre um passo à frente de organizações como a Interpol e a Mossad antes que a sua própria vida e a de Terese se encontrem em risco."

Perante um início aparentemente banal, temi o pior ao iniciar a leitura. No entanto, a história é tudo menos banal. É rápida, cheia de adrenalina, mistério, acção e com algumas pitadas de humor.

Este livro evolui em crescendo e, a determinada altura, adquire um ritmo de tal forma alucinante que é impossível pousá-lo sem chegar ao final. E uma vez lá chegada, parecia que tinha de respirar fundo, como se eu própria estivesse acelerada de tão envolvida que fiquei na leitura.

Mais uma vez, Harlan Coben não desilude e apresenta uma história viciante, como é seu hábito, mas também uma história muito actual, através da qual somos levados a reflectir sobre a perigosa combinação entre terrorismo e ciência. Cada vez mais a ficção se aproxima perigosamente da realidade.

Mais um excelente thriller deste autor que não se lê, devora-se. Como sempre, uma excelente aposta para os fãs deste género literário.

A Talentosa Flavia de Luce - Alan Bradley

17 fevereiro 2010

Editora: Planeta
Páginas: 328
Categoria: Policial, Mistério

"Um policial com um detective inesperado: uma menina de onze anos, com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas. Estamos no Verão de 1950 e Buckshaw é a decadente mansão inglesa onde Flavia mora com a sua família, o pai viúvo, coleccionador obsessivo de selos, e duas irmãs, nem sempre muito simpáticas…
Com uma inteligência aguçada para a idade, Flavia vive num mundo próprio. Refugiada num velho laboratório vitoriano onde já ninguém vai, entretém-se a inventar venenos inofensivos que servem, no entanto, as suas pequenas vinganças domésticas.
Uma menina com cara de anjo mas alguma maldade…
Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro.
Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão."

Um livrinho delicioso, cheio de mordacidade e inteligência e com uma personagem principal encantadora e cativante... Uma menina de 11 anos cheia de iniciativa e com uma mente tão inquiridora, que se mete em aventuras e desventuras com uma facilidade tremenda e que faz as delícias dos leitores.

Gostei imenso desta história de época e das personagens tão singulares... O pai viúvo, desorientado e alheado, com três filhas tão diferentes e com um "furacão" como filha mais nova, que com a sua bicicleta corre tudo para desvendar o mistério que dá origem a esta história. Os detectives da Polícia, que não são tão frios quanto seria de esperar. O faz-tudo da mansão, sempre fiel e sempre presente, mas também misterioso. A cozinheira que me fez rir com a sua tarte de creme de leite. Os diversos habitantes da região que, à sua maneira, ajudam a resolver o enigma que a pequena Flavia teima em conseguir desvendar. E pelo meio desta jornada, vamo-nos divertindo com a "guerrilha doméstica" de Flavia com as irmãs.

Mas é, sem dúvida, Flavia, com a sua paixão por química e a sua vontade de chegar ao fundo das coisas que nos prende a esta história e com ela vamos encaixando as peças do puzzle, passo a passo, ou antes, pedalada a pedalada. A energia e curiosidade de Flavia são contagiantes...

Um excelente livro para quem gosta de mistérios "à moda antiga". O ritmo não é alucinante, nem nada que se pareça, mas é uma história inteligente e muito bem contada, com uma excelente personagem central que nos fica gravada na mente muito depois de fecharmos o livro. E, pessoalmente, tenho esperança que esta não seja a última aventura da talentosíssima Flavia de Luce...

Voo Final - Ken Follett

21 janeiro 2010

Editora: Presença
Páginas: 368
Categoria: Thriller

"Em Junho de 1941 a Dinamarca encontra-se sob a ocupação de Hitler, enquanto a Grã-Bretanha é a única potência europeia em condições de fazer frente ao avanço dos nazis. Mas os aviões que partem em missões de bombardeamento são sistematicamente abatidos pelos esquadrões germânicos, como se de algum modo estes conhecessem os planos de ataque da RAF. Uma agente do MI6 é destacada para investigar o que está a beneficiar os alemães, numa missão secreta à Dinamarca... Ao mesmo tempo, na pequena ilha de Sande, o jovem Harald, encontra numa base secreta dos alemães algo cuja descoberta pode ser vital para mudar o curso dos acontecimentos... Um thriller empolgante e complexo, baseado num caso verídico, pela mão do grande mestre da arte de contar que é o mundialmente famoso Ken Follett."

Ken Follett é sem dúvida um dos mestres da escrita. Consegue transportar-nos para a época das histórias que conta de uma forma alucinante e envolvente, conduzindo-nos pelos acontecimentos e por uma grande panóplia de personagens de forma hábil, sem nunca nos deixar para trás, levando-nos até ao final sem grandes rodeios, mas com uma narrativa rica em factos, ficção e muito suspense.

Toda a temática da 2ª Guerra Mundial, seja em filmes ou livros, sempre me fascinou e esta foi uma excelente leitura e um regresso em grande a este autor, do qual andava arredada há algum tempo. Agora, tenho de arranjar coragem para me "lançar" aos dois volumes de "Os Pilares da Terra", pois este é daqueles autores que acabando de ler uma das suas obras, apetece logo ir procurar a seguinte.

Não Contes a Ninguém - Harlan Coben

05 janeiro 2010

Editora: Presença
Páginas: 300
Categoria: Thriller
"Reconhecido autor do género policial, Coben dá vida à história de David Beck, cuja mulher foi brutalmente assassinada num lago em Nova Iorque. Oito anos depois, perto desse mesmo lago, são descobertos dois corpos. E David começa a receber e-mails que pelo conteúdo só poderiam pertencer à sua mulher. Mas que deixam expressamente escrito - Não Contes a Ninguém! Intrigado, resolve investigar, envolvendo o leitor numa trama de suspense e inquietação da primeira à última página. Imperdível!"

Depois da desilusão que foi o livro anterior, que não me conseguiu deixar nem intrigada, nem ansiosa por deslindar o mistério, resolvi pegar neste livro.

Harlan Coben foi, a par com Guillaume Musso, das minhas melhores descobertas literárias nos últimos anos. Como fã de thrillers e de livros que não são óbvios, a escrita de Harlan Coben e as suas histórias são mesmo à minha medida.

Este não fugiu à regra, agarrando-me logo desde o início e obrigando-me a ficar até madrugada, porque do meio para o fim, já não consegui ganhar coragem para pousar o livro sem "ver" finalmente o puzzle completo.

Este livro é mesmo isso, um puzzle, um enigma que vamos deslindando aos poucos, com algumas surpresas pelo meio, e só no final conseguimos ver o quadro completo.

É destes thrillers que gosto, com ritmo, aventura, acção, muitas dúvidas e onde nada é o que parece... Se gostam de thrillers, apontem o nome deste autor. Harlan Coben ainda não me desiludiu e fez-me devorar cada página escrita por si.

Além disso, parece que o filme baseado neste livro também teve muito êxito, conquistando quatro Césares. Quanto a mim, vou procurar o filme, porque quanto aos livros, tenho mais alguns do mesmo autor na estante para devorar...

Até Que a Morte Não Vos Separe - Lincoln Child

22 dezembro 2009

Editora: Ulisseia
Páginas: 424
Categoria: Mistério/Thriller

"Lewis e Lindsay Thorpe eram a imagem do casal perfeito: jovens, atraentes, feitos um para o outro. Quando os Thorpe cometem um duplo suicídio, soam os alarmes numa torre de Manhattan, sede dos escritórios da Eden Incorporated, uma agência matrimonial de alta tecnologia, com um historial de sucessos sem precedentes. Christopher Lash, um ex-psicólogo forense do FBI, recebe um apelo da agência para que investigue, rápida e discretamente, as duas mortes. Mas, quando outro casal é encontrado morto nas mesmas circunstancias, a administração decide dar ao investigador acesso total à Eden e ao seu espantoso labirinto da inteligência artificial, um complexo tecnológico capaz de dar resposta a todas as expectativas dos clientes da empresa. Mas também passível de correr mal."

Estava com elevadas expectativas em relação a este livro por causa do autor e apesar de ter de admitir que é um livro muito bem escrito, foi uma leitura que não me encheu as medidas.

É uma história com potencial, cuja sinopse nos desperta a atenção, mas depois tem fases em que lhe falta ritmo e as personagens entram em conversas técnicas demais, quebrando "o fio à meada". Houve alturas em que não resisti e acabei por ler alguns parágrafos na diagonal.

No entanto, os capítulos curtos levam-nos a chegar ao fim das 400 e tal páginas num instante e fazem-nos pensar na forma como o nosso mundo e as relações estão a evoluir graças às inovações tecnológicas.

Não é um livro vertiginoso, nem propriamente surpreendente (antes do meio do livro e relembrando a frase na capa, já tinha percebido o rumo que a história ia levar e quem estava por trás das mortes), mas é um livro bem escrito que daria um bom filme de ficção científica. Entretém, mas não me conseguiu envolver completamente.

Gosto muito mais dos livros da dupla Preston e Child...

A História de Lisey - Stephen King

18 novembro 2009

Editora: Bertrand Editora
Páginas: 482
Categoria: Thriller; Romance

"Uma mulher que vive um casamento feliz com um escritor de renome, o seu mundo desaba com a sua morte. Quando arranja coragem para mexer nas coisas do marido, Lisey começa a descobrir factos perturbadores que começam a deixá-la preocupada e, começa a perceber que afinal não conhecia a pessoa com quem tinha casado."

Antes de mais, este livro surpreendeu-me por na capa ter uma recomendação de Nicholas Sparks. Ora aí estão dois escritores que nunca associaria um ao outro, mas, verdade seja dita, fiquei ainda mais curiosa em relação ao que lá vinha.

A sinopse não revela muito e levou-me logo a crer que o livro fugiria ao estilo habitual de Stephen King. Não me enganei. De facto, está história é diferente, mais íntima, mais densa, mais estranha, oscilando entre momentos muito parados e momentos de puro thriller psicológico, entre um mundo tranquilo e um mundo assustador.

Li algures que, com esta obra, Stephen King terá dado origem a um novo género, o "thriller romântico"...
Quanto a mim, não o classificaria como "thriller romântico", mas sim como uma história densa, de thriller psicológico sobre o amor e os meandos da mente humana, sobre o lado oculto em geral, mas, acima de tudo, de quem julgamos conhecer melhor.

A história começa devagarinho, a um ritmo lento, mas sente-se sempre latente algo oculto e estranho, e, avançando na leitura, oscilei entre momentos de aborrecimento e momentos de puro deleite. com emoções fortes à mistura, enquanto Lisey ia exorcizando o passado e eu me ia habituando à estranheza e latência da narrativa e ao universo mágico e sombrio para onde me senti conduzida, a par com Lisey.

É uma história muito bem construída, num estilo um pouco diferente do que estava habituada neste autor, mas que acabou por não me desiludir. Mais uma obra deste autor que gostaria de ver adaptada ao cinema e que poderia dar origem a excelentes interpretações no grande ecrã.

A Nona Vida de Louis Drax, Liz Jensen

07 novembro 2009

Editora: Editorial Presença
Páginas: 236
Categoria: Mistério

excerto

"Louis Drax é um miúdo de nove anos, precoce, inteligente, problemático e muito dado a acidentes. Sofreu pelo menos um episódio maior, acidente ou doença, em cada ano da sua curta vida, mas sobrevive sempre como o gato que cai sobre as quatro patas. Durante o piquenique familiar por altura do seu nono aniversário, cumpre-se a maldição que parece assombrá-lo, cai do alto de uma falésia e afoga-se num rio permanecendo num coma profundo de onde poderá não regressar. Uma história brilhante e impecavelmente arquitectada, cheia de um irreverente humor negro."

Um livro muito bem escrito e profundamente cativante.

Apesar de ter demorado bastante tempo a terminar a sua leitura (devido a falta de tempo), foi um livro que me puxou sempre para ler mais um pouco.

Nesta história original e inesperada, Liz Jensen confronta-nos com a mente de um menino de 9 anos e com a mente do seu neurologista, que, a duas vozes, vão narrando esta história até ao desenlace final, onde as peças do enigma encaixam finalmente.

Mistério, humor, ironia, numa narrativa inteligente e bem construída. Um livro surpreendente, pela escrita, pelo enredo, pela forma como Louis nos fala e nos surpreende. Uma história trágica, mas com um certo humor negro que nos envolve e nos leva a querer chegar às últimas páginas, mas com pena de deixarmos de "ouvir" a voz original e perspicaz daquele menino.

Quem Ama, Odeia - Adolfo Bioy Casares, Silvina Ocampo

22 outubro 2009

Páginas: 140
Categoria: Policial, Mistério, Romance

"Quando o doutor Humberto Huberman chega a um afastado hotel de Bosque del Mar para um merecido repouso, está longe, muito longe, de imaginar o que o aguarda. Em vez da desejada deliciosa e fecunda solidão que procura, vê-se envolvido nas complexas e estranhas relações que os hóspedes do hotel foram gradualmente urdindo e assiste, intrigado e perplexo, ao assassinato de um hóspede e ao desaparecimento de outro.Isolados durante quatro dias por uma tempestade de vento e areia e sob a ameaça dos caranguejos do sapal e do mar, as já muito frágeis relações entre as personagens vão piorando. A novela transforma-se então numa fascinante viagem pelo mundo das paixões, do amor, da inveja, da vingança e do ódio, ganhando, então, o carácter das personalidades extrema importância: os fantasmas e os desejos de cada um, esses mundos imaginários e recônditos, integram o mistério que se irá revelando ao longo da obra."

Uma excelente leitura, com uma escrita límpida, com laivos de um humor requintado e um mistério que nos aguça a curiosidade e que me fez lembrar muitas vezes as obras de Agatha Christie, associando o Professor Huberman ao bem conhecido Poirot.

Um livrinho pequeno em tamanho, mas que proporciona excelentes momentos de leitura... Recomendo vivamente!
Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.