Mostrar mensagens com a etiqueta Policial. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Policial. Mostrar todas as mensagens

A Verdade nos Olhos - Harlan Coben

01 março 2010

Editora: Presença
Páginas: 272
Categoria: Policial, Thriller

"Myron Bolitar há mais de sete anos que não sabe nada de Terese Collins, desde a altura em que terminaram o seu intenso romance. Por isso, quando ela lhe liga de Paris num tom desesperado, Myron é completamente apanhado de surpresa. Suspeita da morte do ex-marido, Terese não tem ninguém a quem recorrer. Myron hesita, mas uma pista do caso arrasta-o para uma trama sinistra antes de poder voltar atrás. Com o seu característico charme e bom humor Myron terá de andar sempre um passo à frente de organizações como a Interpol e a Mossad antes que a sua própria vida e a de Terese se encontrem em risco."

Perante um início aparentemente banal, temi o pior ao iniciar a leitura. No entanto, a história é tudo menos banal. É rápida, cheia de adrenalina, mistério, acção e com algumas pitadas de humor.

Este livro evolui em crescendo e, a determinada altura, adquire um ritmo de tal forma alucinante que é impossível pousá-lo sem chegar ao final. E uma vez lá chegada, parecia que tinha de respirar fundo, como se eu própria estivesse acelerada de tão envolvida que fiquei na leitura.

Mais uma vez, Harlan Coben não desilude e apresenta uma história viciante, como é seu hábito, mas também uma história muito actual, através da qual somos levados a reflectir sobre a perigosa combinação entre terrorismo e ciência. Cada vez mais a ficção se aproxima perigosamente da realidade.

Mais um excelente thriller deste autor que não se lê, devora-se. Como sempre, uma excelente aposta para os fãs deste género literário.

A Talentosa Flavia de Luce - Alan Bradley

17 fevereiro 2010

Editora: Planeta
Páginas: 328
Categoria: Policial, Mistério

"Um policial com um detective inesperado: uma menina de onze anos, com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas. Estamos no Verão de 1950 e Buckshaw é a decadente mansão inglesa onde Flavia mora com a sua família, o pai viúvo, coleccionador obsessivo de selos, e duas irmãs, nem sempre muito simpáticas…
Com uma inteligência aguçada para a idade, Flavia vive num mundo próprio. Refugiada num velho laboratório vitoriano onde já ninguém vai, entretém-se a inventar venenos inofensivos que servem, no entanto, as suas pequenas vinganças domésticas.
Uma menina com cara de anjo mas alguma maldade…
Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro.
Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão."

Um livrinho delicioso, cheio de mordacidade e inteligência e com uma personagem principal encantadora e cativante... Uma menina de 11 anos cheia de iniciativa e com uma mente tão inquiridora, que se mete em aventuras e desventuras com uma facilidade tremenda e que faz as delícias dos leitores.

Gostei imenso desta história de época e das personagens tão singulares... O pai viúvo, desorientado e alheado, com três filhas tão diferentes e com um "furacão" como filha mais nova, que com a sua bicicleta corre tudo para desvendar o mistério que dá origem a esta história. Os detectives da Polícia, que não são tão frios quanto seria de esperar. O faz-tudo da mansão, sempre fiel e sempre presente, mas também misterioso. A cozinheira que me fez rir com a sua tarte de creme de leite. Os diversos habitantes da região que, à sua maneira, ajudam a resolver o enigma que a pequena Flavia teima em conseguir desvendar. E pelo meio desta jornada, vamo-nos divertindo com a "guerrilha doméstica" de Flavia com as irmãs.

Mas é, sem dúvida, Flavia, com a sua paixão por química e a sua vontade de chegar ao fundo das coisas que nos prende a esta história e com ela vamos encaixando as peças do puzzle, passo a passo, ou antes, pedalada a pedalada. A energia e curiosidade de Flavia são contagiantes...

Um excelente livro para quem gosta de mistérios "à moda antiga". O ritmo não é alucinante, nem nada que se pareça, mas é uma história inteligente e muito bem contada, com uma excelente personagem central que nos fica gravada na mente muito depois de fecharmos o livro. E, pessoalmente, tenho esperança que esta não seja a última aventura da talentosíssima Flavia de Luce...

O Mar em Casablanca - Francisco José Viegas

11 dezembro 2009

Editora: Porto Editora
Páginas: 240
Categoria: Policial

"O que une um cadáver encontrado nos bosques que rodeiam o belo Palace do Vidago e um homicídio no cenário deslumbrante do Douro? O que une ambos os crimes às recordações tumultuosas dos acontecimentos de Maio de 1977 em Angola? Jaime Ramos, o detective dos anteriores romances de Francisco José Viegas, regressa para uma nova investigação onde reencontra a sua própria biografia, as recordações do seu passado na guerra colonial - e uma personagem que o persegue como uma sombra, um português repartido por todos os continentes e cuja identidade se mistura com o da memória portuguesa do último século."

Acabando de ler esta obra e olhando para o livro, ocorrem-me imediatamente duas coisas: Gosto mesmo, mesmo de ler Francisco José Viegas e gosto mesmo destas novas edições de capa dura da Porto Editora. Posto isto, foi muito bom rever o inspector Jaime Ramos, ao qual fui apresentada e com o qual fiquei surpreendida em "Longe de Manaus".

Mais uma vez, deparei com uma escrita excelente, com um policial diferente e original e com uma viagem melancólica e nostálgica ao passado e à nossa história e relação com as ex-colónias.

A história começa de mansinho, desenrolando-se com mestria, enquanto Jaime Ramos tenta resolver dois homicídios, lidando igualmente com a sua história pessoal.

Trata-se de um policial contracorrente... Nada de acção frenética, sangue, mortes a rodos ou criminosos dignos do mais recente êxito de Hollywood. É um policial realista e mais intimista, com uma trama intrincada e muito ligada à nossa realidade. Eu gostei muito mesmo!

Quem Ama, Odeia - Adolfo Bioy Casares, Silvina Ocampo

22 outubro 2009

Páginas: 140
Categoria: Policial, Mistério, Romance

"Quando o doutor Humberto Huberman chega a um afastado hotel de Bosque del Mar para um merecido repouso, está longe, muito longe, de imaginar o que o aguarda. Em vez da desejada deliciosa e fecunda solidão que procura, vê-se envolvido nas complexas e estranhas relações que os hóspedes do hotel foram gradualmente urdindo e assiste, intrigado e perplexo, ao assassinato de um hóspede e ao desaparecimento de outro.Isolados durante quatro dias por uma tempestade de vento e areia e sob a ameaça dos caranguejos do sapal e do mar, as já muito frágeis relações entre as personagens vão piorando. A novela transforma-se então numa fascinante viagem pelo mundo das paixões, do amor, da inveja, da vingança e do ódio, ganhando, então, o carácter das personalidades extrema importância: os fantasmas e os desejos de cada um, esses mundos imaginários e recônditos, integram o mistério que se irá revelando ao longo da obra."

Uma excelente leitura, com uma escrita límpida, com laivos de um humor requintado e um mistério que nos aguça a curiosidade e que me fez lembrar muitas vezes as obras de Agatha Christie, associando o Professor Huberman ao bem conhecido Poirot.

Um livrinho pequeno em tamanho, mas que proporciona excelentes momentos de leitura... Recomendo vivamente!

Um Beijo Na Escuridão, Linda Howard

16 julho 2009

Editora: Saída de Emergência
Páginas: 256
Categoria: Romance, Policial

"É um trabalho mortal. Eficiente, profissional, e sem remorsos, Lily Mansfield é uma assassina contratada que trabalha como agente da CIA. Os alvos dela são os poderosos e os corruptos. Os que estão acima da lei. Agora, depois de dezanove anos no activo, Lily foi atraída para um perigoso jogo: procurar vingança pela morte dos que lhe eram próximos. Com cada movimentação mais genial que a anterior, ela está a comprometer os seus superiores, atraindo atenções indesejadas e colocando em risco a sua própria vida. Lily sente-se invencível, mas mesmo ela pode ser eliminada se cometer o mais pequeno erro. Se tiver que ser, assim seja, Lily não pretende morrer sem dar luta. Lucas Swain, um agente da CIA, tem ordens simples: trazê-la viva ou morta. No entanto, também ele é atraído para o jogo de Lily, e dança na corda bamba, tentando evitar um incidente internacional enquanto luta contra um obstinado inimigo que lhes segue cada passo. Fascinado pela extrema inteligência de cada movimento dela, conseguirá Lucas terminar a sua missão? Lily vai descobrir o quão letal é o seu caminho... e o quanto a lealdade tem um preço."

Desilusão, desilusão, desilusão...
Eis um livro em que a sinopse promete muito mesmo, mas a história acaba por não corresponder às expectativas e arrasta-se, sem grandes picos, nem grandes surpresas.

Foi a minha apresentação a esta autora e não fiquei nada convencida, mas como já ouvi maravilhas do livro seguinte dela editado por cá, "Nunca Te Perdi", irei dar-lhe outra hipótese. Este não me convenceu nem como policial, nem como romance. Estava à espera de muito mais emoção, em todos os sentidos, e achei o livro morno e previsível, sem grande ritmo, nem acção.

Lê-se, mas não encanta :(

Beleza Assassina, Chelsea Cain

18 junho 2009

Editora: Porto Editora
Páginas: 360
Categoria: Policial/Thriller

"Ela é bela. Ela é brilhante. Ela é uma assassina.
Após dez anos no encalço de Gretchen Lowell, o detective Archie Sheridan é raptado e torturado durante dez dias pela lindíssima serial killer. Mas, no final, ela decide, misteriosamente, libertá-lo e entregar-se às autoridades.Gretchen é condenada a prisão perpétua, enquanto Archie é condenado a outro tipo de prisão: viciado em vários medicamentos, não é capaz de regressar à sua antiga vida e não consegue esquecer aqueles dez dias de tortura... nem Gretchen. Quando outro assassino começa a raptar e assassinar raparigas adolescentes de Portland, Archie é convidado a voltar ao activo e a liderar a equipa que vai investigar os crimes recentes. A nova investigação dará início a um jogo mortal entre Archie, o novo assassino e... Gretchen Lowell."

Mais uma vez passou-me pelas mãos um livro em relação ao qual estava muito curiosa, por dois motivos: primeiro, porque já tinha lido críticas bastante favoráveis na blogosfera e, segundo, porque me estava a apetecer "fugir" aos romances e literatura cor-de-rosa.

Sem ser um livro com um ritmo alucinante e de leitura compulsiva, a história passada e presente de Archie com Gretchen, consegue prender-nos. Os capítulos onde são feitos os "flashbacks" do cativeiro são os mais intensos e funcionam como um íman que nos prende a cada passo ao resto do livro.

Gostei bastante da escrita e das personagens centrais (o retrato psicológico de Archie está muito bem construído). No entanto, achei o final uma desilusão, muito morno para o meu gosto.

Fama Mortal, JD Robb

02 junho 2009

Editora: Saída de Emergência
Páginas: 268
Categoria: Romance/Policial

"Viera para Nova Iorque para ser polícia pois acreditava na ordem. Precisava dela para sobreviver. Tinha tomado as rédeas da sua vida, transformara-se em Eve Dallas. Mas dali a algumas semanas já não seria apenas a tenente Eve Dallas do departamento de homicídios. Seria a esposa de Roarke. Infelizmente os seus planos de casamento terão de esperar quando a sua vida profissional entra em rota de colisão com a vida pessoal.
A vítima, na sua mais recente investigação de homicídio, é uma das mulheres mais requisitadas do mundo. Uma top model a quem ninguém impede de ter o que quer... nem que seja o homem de outra mulher. O suspeito principal de Eve é a outra mulher desse triângulo amoroso... a sua melhor amiga, Mavis.
Por trás da fachada de glamour, Eve descobre que o mundo da moda vive de uma paixão por juventude e fama, onde as drogas podem satisfazer qualquer desejo, por um preço..."

NOTA:
Por lapso meu, li este livro a pensar que era o segundo da série Mortal de JD Robb, mas é o 3º. Devia ter lido antes deste "Glória Mortal", que já não vou ler. O meu comentário baseia-se apenas na leitura de "Nudez Mortal" e "Fama Mortal".

Quando soube desta faceta mais policial de Nora Roberts sob o pseudónimo de JD Robb, fiquei toda entusiasmada porque adoro um bom policial e tinha gostado bastante dos livros que já tinha lido da autora. Resultado: criei expectativas elevadíssimas que foram logo goradas no 1º livro desta série.

Apesar de JD Robb, não me satisfazer totalmente a costela detectivesca, é um facto que a escrita prende e as histórias são envolventes.

Tal como no outro livro, estranhei as referências futuristas, se bem que neste acabam por passar mais ou menos despercebidas no meio da história.

A parte policial da história não me entusiasmou e "certa" personagem cheirou-me logo a esturro assim que surgiu. Continuo a achar que estes livros vivem mais da vertente romântica da história do que da investigação policial que se vai desenrolando. A parte policial parece-me que serve apenas para ir revelando personagens novas ou facetas das personagens já existentes, para ir mantendo a história "viva" ao longo da série.

Também não ajudou o facto de ter encontrado algumas gralhas e erros gramaticais, mais para a parte final (se bem me lembro). Na verdade, "estranhei" um pouco a tradução, ao ponto de ir verificar e notar que tinha sido feita por duas pessoas... e nenhuma delas, a tradutora do volume anterior, o que me leva a suspeitar que este livro terá sido editado um pouco "à pressão" e com um prazo apertado para a tradução.

Apesar de tudo, foi um livro que não consegui deixar a meio e o mais certo é ler o seguinte quando tiver oportunidade.
Não é a minha faceta preferida da autora, mas, sob pseudónimo ou não, como habitualmente, Nora Roberts deixa-nos com vontade de saber mais sobre o casal central da história e o desenrolar do seu romance.

Primeira a Morrer, James Patterson

29 abril 2009

Editora: Quinta Essência
Páginas: 362
Categoria: Policial

O CLUBE DAS INVESTIGADORAS - LIVRO 1

"Um homem persegue e assassina casais em lua-de-mel. Alguém será capaz de o deter? Lindsay Boxer, detective da Brigada de Homicídios da cidade de São Francisco, acaba de receber más notícias: sofre de uma doença rara que pode ser fatal. Decidida a ultrapassar mais este problema, atira-se de corpo e alma ao caso que tem em mãos: o do assassino em série apostado em perseguir e assassinar recém-casados, a quem chamam o «Assassino dos Noivos». Habituada a enfrentar o mundo sozinha, desta vez Lindsay decide escutar a voz do coração: apaixona-se pelo novo parceiro, Chris Raleigh, e recorre à ajuda das amigas para formar uma aliança improvável – O Clube das Investigadoras. Juntando as poucas pistas disponíveis, as amigas identificam o assassino mais aterrador que alguma vez haviam visto, até que uma cruel reviravolta revela que o caso tem contornos mais complexos e que elas estavam, afinal, enganadas… Ou será que não?"

Comprei este livro nas recentes promoções da FNAC e assim que me chegou a casa, não resisti a matar saudades de um policial.

Parti para esta leitura com as expectativas elevadas, pois já ouvira dizer maravilhas dos policiais/thrillers de James Patterson e nunca tinha lido nenhum. Deste autor lera apenas duas obras mais românticas, "Abre o Teu Coração" e "Diário de Uma Mãe", ambos também excelentes. E, pelos vistos, a vertente policial deste autor não lhes fica nada atrás.

Devorei este livro e aproveitava cada minutinho para ler só mais um "bocadinho". Os capítulos curtos proporcionam-se a isso mesmo... a irmos lendo "aparentemente" aos bocadinhos, mas quando damos por ela já devorámos uma data de páginas e temos vontade de mais ainda...

Acho que o facto de não acompanhar a série de TV, fez com que entrasse neste livro de espírito aberto e saboreei mesmo a descoberta das personagens e cada momento de tensão e investigação.

As reviravoltas finais, essas foram mesmo surpreendentes: quando pensava que o livro se encaminhava para o final em que todas as peças finalmente encaixavam, havia uma peça fora de sítio e o ritmo e a tensão voltam a acelerar até ao desenlace final... ou nem por isso ;)

Com um murrito no estômago pelo meio, uma lagrimita aqui e acolá, este livro deixou-me com vontade de maisssssss... Espero que o segundo livro saia por cá em breve e, enquanto isso, vou tentar engrossar a estante com outros livrinhos do autor.

O Quarto Vermelho, Nicci French

06 fevereiro 2009

Editora: Quetzal
Páginas: 420
Categoria: Policial
"Em O Quarto Vermelho, o quinto romance policial de Nicci French, vamos encontrar uma jovem psicóloga, Katherine, cuja missão é ajudar a policia a prever as jogadas de um violento psicopata, Michael Doll. Acontece que, num passado recente, numa das suas sessões de terapia, o mesmo Michael Doll, atacou-a de uma forma tão violenta que o seu rosto ficou marcado para sempre. É, pois, profundamente traumatizada que Katherine resolve aceder ao desejo do detective encarregado do caso e enfrentar novamente o seu agressor. Simplesmente, desta vez, ela vai descobrir não só os caminhos tortuosos da mente daquele que persegue como da sua própria mente."
Um policial morno, morno, morno, ao qual falta emoção, suspense e ritmo, e que se torna longo demais, arrastando-se ao longo de 300 páginas para ganhar um bocadinho (pouco) ritmo nas últimas 100 páginas Se não fosse um policial, teria sido uma leitura que deixaria a meio, mas tive sempre esperança nalguma reviravolta e confesso, queria saber quem era o assassino. Apesar da leitura "animar" um pouco para o final, nem este me convenceu. Tenho mais livros desta dupla para ler, mas espero sinceramente que sejam melhores que este.
Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.