BiblioAquisições Fevereiro

28 fevereiro 2010

O Jardim dos Segredos - Kate Morton

26 fevereiro 2010

Editora: Porto Editora
Páginas: 552
Categoria: Romance

"Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.


Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.


Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida."


Logo de início, ressalvo que por muito que escreva, decerto as minhas palavras não conseguirão transmitir toda a beleza e qualidade do livro e da escrita de Kate Morton.

Apesar de ter "O Segredo da Casa de Riverton" na estante, ainda não o li, e por isso peguei nesta leitura sem saber o que me esperava, simplesmente porque o livro "me chamou"... Sim, eles às vezes chamam por mim e quando chamam, é quase certo que a sua leitura será puro deleite.

E foi mesmo um deleite ler esta história de três gerações de mulheres unidas por um mistério que atravessa um século e dois continentes. Fiquei de tal forma envolvida, que fui prolongando propositadamente a leitura da última parte, com pena de chegar ao final.

É uma história lindíssima, como uma bela teia habilmente entretecida, que me fez pensar várias vezes: "Quando for grande, quero escrever assim." Apesar dos constantes saltos temporais de capítulo para capítulo, entre três épocas e personagens diferentes, a autora consegue não perder o leitor e mantém-nos agarrados à saga da descoberta das origens da tal menina que apareceu misteriosamente na Austrália... e o mistério prolonga-se até ao final.

Um livro muito bem escrito, uma história envolvente e rica, uma autora sem dúvida a não perder de vista e que entra directamente para a minha lista de imperdíveis.

Apanhado Pela Tempestade - Passatempo

24 fevereiro 2010

Novamente, numa agradável associação com a Editorial Presença, o BiblioMigalhas tem o prazer de realizar mais um passatempo.
Desta vez, serão sorteados 2 exemplares do livro Apanhado pela Tempestade, de Norman Ollestad, a ser publicado na próxima semana, dia 2 de Março.

O passatempo decorrerá de 24 de Fevereiro a 2 de Março, às 23h59.
Para se candidatarem, basta enviarem por mail o vosso nome e morada e as respostas correctas às seguintes perguntas:

1-
Quantas pessoas iam no avião que se despenhou?

2 -
Em que ano aconteceu o acidente aéreo referido no livro?

3 -
Quantos metros teve de percorrer Norman para procurar ajuda?

Enviem então as vossas respostas, nome e morada por e-mail para
bibliomigalhas@gmail.com até dia 2 de Março, às 23h59.
Boa sorte a todos!

Regras

- Só serão validadas as participações com todas as respostas correctas e com os dados pessoais solicitados acima (a morada será enviada à editora para o envio do prémio).
- Só é válida uma participação por pessoa.
- Só serão validadas as participações que chegarem à caixa de e-mail BiblioMigalhas até às 23h59 de dia 2 de Março.
- Todos os participantes receberão um e-mail de confirmação da recepção das respostas.
- Os vencedores serão sorteados aleatoriamente pela administração do blogue.
- Os vencedores serão indicados no blogue e contactados por e-mail nos dias seguintes ao fim do sorteio.
- O envio dos prémios será realizado pela editora, via CTT.
- O passatempo é válido apenas para residentes em Portugal Continental e Ilhas.

Novidade Presença a 2 de Março

Apanhado Pela Tempestade - Norman Ollestad
Título Original: Crazy For The Storm – A Memoir of Survival
Tradução: Maria João Freire de Andrade
Páginas: 272
Colecção: Vidas d’ Escritas Nº 7
Preço c/IVA: 15,50€
ISBN: 978-972-23-4317-6



*Data de Publicação: 2 Março 2010*

ELEITO O MELHOR LIVRO DE JUNHO 2009
PELA AMAZON.COM

Numa manhã de Fevereiro de 1979, contava Norman Ollestad apenas onze anos, o pequeno avião onde seguia com o pai, a namorada deste e o piloto a caminho de uma cerimónia de entrega de um prémio de esqui colidiu contra as montanhas San Bernardino no meio de um intenso nevoeiro. O seu pai e o piloto tiveram morte imediata, e Sandra, a namorada do pai, estava ferida, pelo que só dependia de Norman encontrar forma de serem socorridos. Norman desceu 2607 metros, sem equipamento nem auxílio, exposto à neve, ao gelo, ao vento e à neblina traiçoeira, guiado apenas pelas memórias da sua infância. Um relato emocionante de um sobrevivente que é também uma história sobre uma relação inspiradora e tensa entre pai e filho.

Norman Ollestad estudou escrita criativa e cinema na UCLA. Cresceu em Malibu e vive agora em Venice, Califórnia. Apanhado pela Tempestade suscitou o interesse da Warner Brothers, que adquiriu os direitos cinematográficos.

Citações da Imprensa Estrangeira

«Uma experiência trágica e rara... descrita em capítulos breves e intensos… repletos de emoção e adrenalina constantes.» -
New York Times

«Uma aventura de leitura compulsiva... e uma reflexão sobre a condição humana.»
- Los Angeles Magazine

«Absorvente... Intenso e vibrante.»
- Kirkus Reviews

«Fascinante.»
- Entertainment Weekly

«Empolgante... O retrato do amor profundo de um pai pelo seu filho. Um livro que vai ler pela noite dentro.»
- Washington Post Book World

~~~*~~~
Pela sinopse adivinha-se um relato intenso e envolvente de uma experiência limite, marcante e emocionante.
Estejam atentos, que ainda hoje será lançado um passatempo que permitirá a dois leitores receberem este livro nas suas casas.

A Pousada no Fim do Rio - Nora Roberts

23 fevereiro 2010

Editora: Chá das Cinco
Páginas: 384
Categoria: Romance

"Olivia MacBride e os seus pais eram a típica família de sonho de Hollywood, não lhes faltando fama, fortuna e amor. Até à noite em que Olivia, de quatro anos, acorda e encontra a mãe brutalmente assassinada aos pés do pai. Nesse momento, a vida de Olivia mudará para sempre. Acolhida pelos avós num recanto resguardado pela Natureza, Olivia aprende a enterrar bem fundo o passado. Determinada a proteger-se de memórias dolorosas, cresce limitando a sua vida às florestas verdejantes e à Pousada do Fim do Rio. Mas quando aparece Noah Brady, a jovem terá de se esforçar muito para resistir à atracção que sente por ele. Infelizmente, o futuro é caprichoso e Noah trai a confiança de Olivia. Apesar de ele nunca desistir de a ajudar a lidar com os traumas do passado, poderá a jovem voltar a confiar em Noah? Mais: o pai de Olivia é liberto da prisão e parece que há segredos terríveis a descobrir sobre aquela fatídica noite."

Apesar de andar enjoada da fórmula típica de Nora Roberts, com tantas boas recomendações em relação a este livro, lá me rendi e regressei a esta autora muito mais cedo do que esperava.

Em boa hora o fiz, porque realmente esta história foge ao estilo a que Nora Roberts nos habituou na maioria dos seus livros (ou, pelo menos, nos que já foram editados por cá).

Neste livro, há um crescendo da acção até ao clímax final (relativamente surpreendente) e, sendo um facto que continua a reinar o romance, desta vez é muito bem acompanhado pelo crime, morte, suspeitas e investigações, que fazem com que esta história apele a uma leitura compulsiva.

Vamos acompanhando a história e o drama da vida da personagem central desde os seus 4 anos até à idade adulta e às consequências finais de um homicídio cometido logo nas primeiras páginas e que marcou sempre o percurso da maioria das personagens. Depois, vem o tal crescendo e a eterna sensação de que algo "não bate certo", que afinal as coisas não são (ou não foram) tão lineares quanto parecem.

Talvez este tenha sido, dos livros de Nora Roberts que li, o que mais me envolveu e deu prazer ler... não tão cor-de-rosa, com vários matizes, mas também com muitos mais pontos de interesse. Se continuar nesta linha de escrita, certamente terá aqui uma leitora mais assídua.

Feitiços de Amor - Barbara Bretton

20 fevereiro 2010

Páginas: 296
Categoria: Romance

"O coração pode ser tocado pela magia... mas o poder do verdadeiro amor é mais forte que qualquer encantamento...

Parece uma vila bucólica igual a tantas outras, mas esconde um segredo antigo de todos os visitantes…
Sugar Maple é uma terra encantada habitada por feiticeiras, fadas, vampiros e outras criaturas mágicas. Chloe Hobbs é a única que não tem poderes especiais naquele lugar onde nada é o que parece.
Chloe é a proprietária da Sticks & Strings, uma popular loja de artigos de tricô. Mas é também a última descendente de uma longa dinastia de feiticeiras com o futuro de Sugar Maple nas mãos. Chloe sabe que tem de se apaixonar para receber os poderes mágicos e continuar a proteger a sua terra natal. Mas, aos 30 anos, ainda sonha com o verdadeiro amor e as amigas decidem lançar feitiços para a ajudar a encontrar o homem dos seus sonhos.
O que ninguém esperava era que Chloe se apaixonasse perdidamente por Luke MacKenzie, o polícia destacado para investigar o primeiro crime ocorrido em Sugar Maple e cem por cento humano. Se o amor abre finalmente a porta aos seus poderes mágicos, esses mesmos poderes impedem Chloe de sonhar com um futuro ao lado de Luke…"

Este romance cheio de magia e momentos bem-humorados foi uma boa surpresa e superou as minhas expectativas.

Não sou grande fã de fantasia e quando o livro saiu e li a sinopse, a parte da magia, feiticeiras, vampiros e esses personagens fantásticos em vez de me atrair, foi-me afastando, levando-me a adiar esta leitura. Fiquei desconfiada e achei que seria apenas mais um romance lamechas, cheio de criaturas fantásticas e surreais, sem uma história que se aguentasse por si só.

Estava enganada... Sim, tem magia, tem criaturas surreais, a própria vila é surreal, tem romance, mas também tem uma escrita belíssima e tão límpida e natural que nos faz parecer que tudo o que é descrito seria perfeitamente possível... Elfos, gigantes das montanhas, fadas... porque não? Mergulhamos naquela vila sem dar por isso e até ficamos com pena de não vivermos lá... E a história está bem construída com um final que faz adivinhar "cenas dos próximos capítulos".

É um livro leve e airoso para as leitoras românticas se deleitarem, sorrirem e ficarem expectantes. Tem todos os ingredientes bem doseados e misturados numa escrita que me agradou bastante e proporcionou umas excelentes horas de leitura.

Um Piano em Sesimbra - Henrik Nilsson

18 fevereiro 2010

Editora: Editorial Presença
Páginas: 128
Categoria: Contos

"Esta obra reúne uma série de contos da autoria de um jovem escritor sueco que têm como cenário privilegiado a cidade de Lisboa. São histórias profundamente enraizadas no quotidiano português e lisboeta, que extravasam, no entanto, estas fronteiras, pela universalidade e dimensão humana dos seus temas, habilmente entretecidos com situações do dia-a-dia. Um traço comum aproxima as várias personagens, um certo sentimento melancólico de perda que leva à busca constante de um sentido, de um significado, do que está oculto em cada uma destas vidas. O estilo é livre e elegante, o olhar, atento, a prosa, rítmica, cristalina, capaz de extrair da banalidade dos dias momentos grandiosos, belos, misteriosos."

Nunca pensei demorar tanto a ler este pequeno livrinho, mas não se trata de um livro para devorar e sim para saborear a clareza, melancolia e profunda candura dos sete textos escritos por este autor nórdico.

Impressionou-me o olhar atento que o autor demonstra ter tido sobre a nossa maneira de estar e rotinas, sobre os cenários que descreve de forma tão clara e, aparentemente, singela.

Gosto de ler contos assim, com uma escrita fluida e inteligente, que se debruçam sobre temas profundos e abrangentes (amor, morte, solidão, melancolia) de uma forma que nos encanta e nos faz virar as páginas deleitados com o seu conteúdo, parando no fim de cada conto, em reflexão ou assimilação do que lemos.

Foi uma excelente apresentação a este autor. Para quem gosta de contos, é sem dúvida um livro muito recomendável.

A Talentosa Flavia de Luce - Alan Bradley

17 fevereiro 2010

Editora: Planeta
Páginas: 328
Categoria: Policial, Mistério

"Um policial com um detective inesperado: uma menina de onze anos, com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas. Estamos no Verão de 1950 e Buckshaw é a decadente mansão inglesa onde Flavia mora com a sua família, o pai viúvo, coleccionador obsessivo de selos, e duas irmãs, nem sempre muito simpáticas…
Com uma inteligência aguçada para a idade, Flavia vive num mundo próprio. Refugiada num velho laboratório vitoriano onde já ninguém vai, entretém-se a inventar venenos inofensivos que servem, no entanto, as suas pequenas vinganças domésticas.
Uma menina com cara de anjo mas alguma maldade…
Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro.
Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão."

Um livrinho delicioso, cheio de mordacidade e inteligência e com uma personagem principal encantadora e cativante... Uma menina de 11 anos cheia de iniciativa e com uma mente tão inquiridora, que se mete em aventuras e desventuras com uma facilidade tremenda e que faz as delícias dos leitores.

Gostei imenso desta história de época e das personagens tão singulares... O pai viúvo, desorientado e alheado, com três filhas tão diferentes e com um "furacão" como filha mais nova, que com a sua bicicleta corre tudo para desvendar o mistério que dá origem a esta história. Os detectives da Polícia, que não são tão frios quanto seria de esperar. O faz-tudo da mansão, sempre fiel e sempre presente, mas também misterioso. A cozinheira que me fez rir com a sua tarte de creme de leite. Os diversos habitantes da região que, à sua maneira, ajudam a resolver o enigma que a pequena Flavia teima em conseguir desvendar. E pelo meio desta jornada, vamo-nos divertindo com a "guerrilha doméstica" de Flavia com as irmãs.

Mas é, sem dúvida, Flavia, com a sua paixão por química e a sua vontade de chegar ao fundo das coisas que nos prende a esta história e com ela vamos encaixando as peças do puzzle, passo a passo, ou antes, pedalada a pedalada. A energia e curiosidade de Flavia são contagiantes...

Um excelente livro para quem gosta de mistérios "à moda antiga". O ritmo não é alucinante, nem nada que se pareça, mas é uma história inteligente e muito bem contada, com uma excelente personagem central que nos fica gravada na mente muito depois de fecharmos o livro. E, pessoalmente, tenho esperança que esta não seja a última aventura da talentosíssima Flavia de Luce...

BiblioImagem XXIV

12 fevereiro 2010


Bom fim-de-semana e bom Carnaval :)

BiblioImagem XXIII

11 fevereiro 2010


Voar nas páginas de um bom livro...
Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.