Editora: GailivroPáginas: 754
Categoria: Romance, Paranormal
"Amares aquele que te matava, deixava-te sem outra opção. Como poderias fugir, como poderias lutar, se ao fazê-lo magoavas o teu amor? Se a tua vida era tudo o que tinhas para dar, como poderias recusá-la? A alguém que amavas verdadeiramente?
Para Bella Swan, o amor inelutável por um vampiro enreda-se de forma fantástica e terrível com uma realidade perigosamente opressiva. Impelida, num sentido, pela sua paixão intensa por Edward Cullen e, no outro, pela ligação profunda ao lobisomem Jacob Black, Bella enfrentou um ano tumultuoso de tentações, perdas e conflitos que agora a coloca perante um momento final e decisivo. A escolha eminente entre ingressar no mundo tenebroso, mas sedutor, dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs. Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, com efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis. Quando os fragmentos corroídos da sua vida - inicialmente desvendada em Crepúsculo, e depois estilhaçada e dilacerada em Lua Nova e Eclipse - parecem prestes a sarar e a unir-se num todo, será que vão ser destruídos… para sempre?"
Mais de um ano depois, lá consegui acabar de ler esta saga que lançou a “moda” dos vampiros por cá…
Em relação aos volumes anteriores a este, gostei bastante do primeiro, mas o segundo e o terceiro já me desiludiram e daí a demora em ganhar coragem para pegar neste 4º volume e terminar finalmente a saga.
Os fãs de Stephenie Meyer que me perdoem, mas terminada a leitura dos quatro livros, não consigo entender o motivo tanta febre. São livros bonzinhos, permitem umas boas horas de leitura sem grandes exigências, mas não são assim tão bons que justifiquem o delírio à volta deste “vai-não-vai” entre a Bella (irritanteeeee) e o Edward.
Especificamente em relação a este volume final, houve alturas em que ponderei seriamente desistir e se entretanto não tivesse chegado à parte em que “vemos” os acontecimentos pelos olhos do Jacob, provavelmente tinha fechado o livro antes de chegar a meio. Valeu a minha teimosia em ler sagas até ao fim e lá deslindei o final do atribulado romance entre a humana e o vampiro.
Neste livro, achei que a história melhorou um bom bocado em relação aos dois anteriores, sendo mais consistente e desenvolvida e o simples facto de irmos assistindo aos acontecimentos sob diversas perspectivas também ajudou a que persistisse na leitura.
Missão cumprida, saga lida. Agora resta-me ver os filmes. Não que tenha gostado da adaptação do “Crepúsculo”, que achei muito pobre em relação ao livro, mas a curiosidade leva-me a melhor e, já agora, vou ver o “Lua Nova”. Fico bastante curiosa de ver a adaptação do “Amanhecer”, principalmente na parte final. É que não consigo imaginar a Kristen Stewart a dar credibilidade e intensidade à parte do confronto final ;)