A Noiva Romanov - Robert Alexander

14 novembro 2009

Editora: Casa das Letras
Páginas: 276
Categoria: Romance histórico

"A história de uma grã-duquesa da corte russa e do camponês que determinou o seu destino.

À medida que e Rússia de Nicolau e de Alexandra se precipita para a catástrofe, 'A Noiva Romanov' segue a vida de duas almas revolucionárias a da grã-duquesa Isabel (ou Ella), irmã da czarina Alexandra, e a de Pavel, um simples camponês que ambiciona mais.
A vida grã-duquesa Isabel começa como um conto de fadas - nascida princesa na Alemanha, casa com o grão-duque Sergei da Rússia e entra na corte mais famosa e magnífica do mundo, a dos poderosos Romanov, onde se torna conhecida pela sua elegância, pelas suas jóias, pela sua beleza e pela sua bondade. O marido, contudo, não possui os mesmos atributos e governa Moscovo como governa a mulher, com um punho frio e duro.
Para Pavel e a sua mulher, viver em Sampetersburgo significa partilharem uma cave sobrelotada com outras famílias e mal se poderem dar ao luxo de comprarem pão. No entanto, estão cheios de optimismo, pois os seus avós tinham sido servos e este jovem casal é o primeiro a deixar o campo em busca de uma existência melhor. Porém, depois de um confronto explosivo entre manifestantes pacíficos e soldados do czar, as vidas de Ella e Pavel tomam rumos diferentes, mas o fogo da Rússia revolucionária acabará por ligar para sempre os seus destinos."

Depois de ter lido "A Filha da Rasputine" e "Kitchen Boy", do mesmo autor, esperava algo diferente neste seu regresso ao universo misterioso e encantatório (pelo menos, para mim) da família Romanov. No entanto, sem dúvida que é uma boa leitura para quem gosta de ficção histórica e, essencialmente, desta temática.

Como vem sendo hábito com este autor, o romance serve de base para relatar os anos turbulentos e trágicos da Revolução Russa e desta vez vamos acompanhando a perspectiva de Ella e de Pavel, de duas classes opostas, mas cujos destinos se acabam por cruzar, revelando-lhes que afinal, os dois caminhavam em direcção
ao mesmo objectivo, mas por caminhos diferentes. Ele, que aderiu ao núcleo duro da revolução, mas que sempre teve sentimentos ambivalentes, e ela, que fazia parte da família Romanov, mas que abdicou de toda a pompa, faustosidade e riqueza para viver perto de quem mais precisava de ajuda.

Gostei particularmente do facto de Ella e Pavel alternarem os seus relatos e podermos entender ambas as perspectivas. Gostei também de conhecer melhor a vida da grã-duquesa, que viria a ser a Nova Mártir Santa Isabel da Igreja Ortodoxa Russa. Uma mulher admirável que viveu entre dois mundos em choque e que acabou por ser vítima deles.

Desengane-se quem espera um romance romântico (perdoem-me a redundância), este é um livro sobre a inevitabilidade dos acontecimentos numa época tumultuosa, de muita instabilidade política e social, em que a fronteira entre a vida e morte era muito ténue.

Gostei mais dos anteriores livros do autor, talvez por se debruçarem mais sobre o núcleo central da família Romanov, mas também recomendo a leitura de "A Noiva Romanov" e continuarei atenta a novas obras de Robert Alexander que, até agora, me tem proporcionado bons momentos de leitura.

"É mais fácil a palha fraca resistir a um fogo poderoso
do que a natureza do pecado resistir ao poder do amor."
Nova Mártir Santa Isabel

7 comentários:

Tinkerbell disse...

tenho uma certa curiosidade em começar a ler o pack que comprei no continente e este sempre tb me cativou...

adorei a citação:
"É mais fácil a palha fraca resistir a um fogo poderoso
do que a natureza do pecado resistir ao poder do amor."
Nova Mártir Santa Isabel

flicka disse...

Deu-me imenso prazer ler a tua opinião. Li os dois livros deste autor e adorei.
Apesar de esta nova história não se centrar na familia Romanov, estou curiosa de conhecer esta Nova Mártir Santa Isabel e também saber mais um pouco sobre a Rússia daquele tempo.
De facto, apesar de não ser uma verdadeira apreciadora/fã de livros históricos, gosto particularmente a maneira de como este autor conta a história, com uma linguagem bastante envolvente que nos faz esquecer que estamos a ler um livro sobre a Historia. ;-)
Um bjito muito grande para ti!

Bom domingo!!

flicka disse...

Em relação ao Ken Follet, já que estás a ler um dos seus livros, leste "O código de Leoparda"P é espectacular, é sobre MULHERES, aqui está a minha opinião: http://viagemnasleituras.blogspot.com/2008/07/nome-de-cdigo-leoparda.html

Bjitos! ;-)

Jacqueline' disse...

Despertaste o meu interesse! Obrigada pela sugestão!

Lígia disse...

Tinkerbell,
Acho que vais gostar quando lhe pegares ;)

Flicka,
Pois é, estamos a ler sobre História e factos reais sem darmos por ela. Achei os outros dois melhores, mas este tb é muito bom e vale a pena ler.
Ah... quanto ao Ken Follett, tenho uma data deles em lista de espera e esse é um deles. Até agora, adorei tudo o que li deste autor ;)


Jacqueline'
Obrigada pela visita! Gostei muito e ficarei atenta a mais opiniões ;)

Beijinho e boa semana a todas!

Carla Martins disse...

Adorei seu texto...me deixou interessada! beijinhos!

Lígia disse...

Obrigada, Carla
Este autor não desilude e neste livro fez uma nova abordagem à história dos Romanov e da revolução russa ;)
Se gostaste, fica atenta... e mais não digo...
Beijinhos

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.