Mário Zambujal x 2 no sapatinho

15 dezembro 2009

Duas amigas tão viciadas em livros como eu invadiram a minha caixinha de correio com dois livros de Mário Zambujal... Muito obrigada M. e F.! :)
Há uns anitos valentes li "A Crónica dos Bons Malandros" e gostei bastante, mas entretanto, nunca mais surgiu a oportunidade de voltar a este autor. Eis que surge agora a oportunidade em dose dupla e adivinham-se algumas horas de leituras bem humoradas por aqui, se não, vejam lá...

"Primeiro as Senhoras não é uma continuação da Crónica dos Bons Malandros, o best-seller que revelou Mário Zambujal como um autor de surpreendente originalidade e humor. Mas neste livro voltamos a encontrar um "bom malandro" com as suas aventuras, fantasias e emoções. A história conta-se num depoimento do protagonista a um silencioso inspector da Polícia que, tal como os leitores, página a página vai conhecendo o currículo da personagem e os passos de um golpe que o levou a passar nove dias sequestrado. Sem perder de vista o destino da viagem, o passageiro é convidado a ir-se demorando em sucessivos apeadeiros, onde não faltam motivos para uma boa gargalhada ou para um gostoso sorriso de cumplicidade."

“Há nesta colectânea contos e crónicas ou mesmo contos-crónicas, arte mista em que Zambujal é mestre: dois dedos de psicologia, uma pitada de atmosfera, um grão de inconveniência e muita graça. Por vezes dialogando com o leitor, brincando com as palavras, Mário Zambujal oferece-nos flashes de existências banais-extraordinárias, que a vida é amiúde mais inverosímil e absurda do que qualquer fértil imaginação possa concebê-la.”

2 comentários:

Nuno Chaves disse...

é de facto um autor a ter em conta. estou neste momento com historias do fim da rua em leitura. boas festas.

Lígia disse...

Olá, Nuno
Sem dúvida, ontem não resisti e já li alguma coisa do "Fora de Mão". Estou a gostar...
Boas festas!

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.