Páginas: 128
Categoria: Contos
"Esta obra reúne uma série de contos da autoria de um jovem escritor sueco que têm como cenário privilegiado a cidade de Lisboa. São histórias profundamente enraizadas no quotidiano português e lisboeta, que extravasam, no entanto, estas fronteiras, pela universalidade e dimensão humana dos seus temas, habilmente entretecidos com situações do dia-a-dia. Um traço comum aproxima as várias personagens, um certo sentimento melancólico de perda que leva à busca constante de um sentido, de um significado, do que está oculto em cada uma destas vidas. O estilo é livre e elegante, o olhar, atento, a prosa, rítmica, cristalina, capaz de extrair da banalidade dos dias momentos grandiosos, belos, misteriosos."
Nunca pensei demorar tanto a ler este pequeno livrinho, mas não se trata de um livro para devorar e sim para saborear a clareza, melancolia e profunda candura dos sete textos escritos por este autor nórdico.
Impressionou-me o olhar atento que o autor demonstra ter tido sobre a nossa maneira de estar e rotinas, sobre os cenários que descreve de forma tão clara e, aparentemente, singela.
Gosto de ler contos assim, com uma escrita fluida e inteligente, que se debruçam sobre temas profundos e abrangentes (amor, morte, solidão, melancolia) de uma forma que nos encanta e nos faz virar as páginas deleitados com o seu conteúdo, parando no fim de cada conto, em reflexão ou assimilação do que lemos.
Foi uma excelente apresentação a este autor. Para quem gosta de contos, é sem dúvida um livro muito recomendável.
2 comentários:
Pretendo ler este livro, que desde que lhe pus a vista em cima me cativou de imediato. :)
É isso mesmo, um livro carivante ;)
Obrigada pela visita!
Enviar um comentário