O Décimo Terceiro Conto, Dianne Setterfield

15 abril 2010

Páginas: 368
Categoria: Romance

"Vida Winter passou quase seis décadas a iludir jornalistas e admiradores acerca das suas origens, mantendo oculto o seu passado enigmático, tão enigmático como a sua primeira obra, intitulada Treze Contos de Mudança e Desespero, e que continha apenas doze. Porém, tudo isto pode estar prestes a mudar quando Margaret Lea, biógrafa amadora, recebe uma carta da famosa escritora convidando-a a redigir a sua biografia. Pela primeira vez, Vida Winter vai contar a verdade, a verdade acerca de uma família atormentada por segredos e cicatrizes. Mas poderá Margaret confiar totalmente nela? E terá sido ela eleita depositária das confidências por um motivo inocente? Um romance assombroso, que se tornou um bestseller imediato e que será publicado em mais de trinta línguas."

Li este livro pela primeira vez em 2008, salvo erro, e na altura encantou-me de tal forma, que fiquei com pena de não ser meu para o guardar na estante para, um dia, reler. Agora, surgiu a oportunidade pela mão da Presença para reler e mergulhar de novo numa história que não esquecera, mas cujos pormenores já me falhavam. Essencialmente, lembrava-me de ter sido surpreendida no final.

Se por um lado estava entusiasmada por reler "O Décimo Terceiro Conto", por outro, tive algumas hesitações, com medo que a história perdesse o encanto por já não ser novidade. Mas logo de início se desvaneceram as hesitações e os primeiros capítulos, na voz de Margaret Lea, com o seu amor pelos livros e pela leitura, envolveram-me completamente.

Talvez devido às hesitações iniciais, fiz uma leitura mais atenta e apreciadora dos pequenos jogos de palavras, das frases vivas e certeiras de Vida Winter, uma mulher dura, perspicaz, algo manipuladora e muito inteligente. As personagens centrais são daquelas que não se esquecem facilmente.

Sem querer revelar muito da história, basta dizer que mais do que um livro sobre livros, leitores e escrita, é um livro sobre a verdade e a ficção, as histórias que criamos ou em que escolhemos acreditar e as verdades que ocultamos ou que preferimos esquecer.

Como diz Vida Winter: "Uma boa história é sempre mais fascinante do que um pedaço solto de verdade." E este livro, além de estar muito bem escrito, é realmente uma história fascinante que nos vai sendo revelada, num ritmo relativamente sereno, para nos surpreender no final.

Com personagens que ficam e uma história marcante, é daqueles livros para guardar em local privilegiado da estante. Acabei esta 2ª leitura com vontade de mais e aguardo ansiosamente o segundo romance da autora. Para ler, reler e "chorar" por mais...

10 comentários:

Morrighan disse...

Adorei a tua crítica :)

Tenho mesmo de ver se leio o meu.

Boas leituras*

Landslide disse...

Estou cada vez mais curiosa com este livro. Todas as críticas são mesmo muito positivas e estou com grandes expectativas. Acho que vou tentar aproveitar a feira do livro para o adquirir.

Carla Martins disse...

Adorei a sua resenha, super completa!!!

Foi pra lista!

beijios!

°•·.๓คятค disse...

Desde q comecei a "cuscar" estes blogs de leituras, q reparei q mtos dos seus autores anda a ler este livro, e pensei pq será q surgiu tanta curiosidade no msm!?
Pois ñ sei...
Mas tb eu já o li, se calhar tem algum virus, q estava adormecido e agora ressuscitou e contagiou os amantes de livros!...
Pois tb acho q é msm um livro q deve ser lido por amantes de livros, pq a sua história é absolutamente uma história, cheia de pensamentos, sentimentos, emoções, e tantas outras coisas q passam por qualquer um de nós directa ou indirectamente...
Tb eu gostei da tua critica pela simplicidade das palavras e pq a história nunca deve ser contacta señ pelo seu autor!...

(o",)***

Guerreiro disse...

Uma opinião esplêndida,sem dúvida! Achei impressionante pelo facto de o teres relido. E ainda mais surpreendido pelo facto de teres gostado mais do que da primeira vez. Tudo isto significa que o livro é mesmo bom, apesar da opinião contraditória do Dexter.
Vou já acrescentar este livro à wishlist.
Beijinhos.

P.s.- Como gostas de thrilhers, já alguma vez leste "Pânico"? Vou inicia-lo amanhã... estou com alguma hesitação...

Sofia disse...

Este livro ainda hoje paira na minha memória!
Excelente!
Não me importaria de relê-lo daqui a uns tempos pois é simplesmente fenomenal!

Bom fim-de-semana!

Beijinhos

Lígia disse...

Morrighan,
Lê, lê, que vale muito a pena :)

Landslide,
Não há por onde falar mal deste livro, é bom, mesmo bom.

Carla,
E este merece mesmo estar na lista. É uma excelente leitura :)

Devorador,
Olha que não releio qualquer livro... este mereceu voltar a ser lido e está guardadinho agora na estante à espera da 3ª leitura. É daqueles livros que dá sempre alguma coisa ao leitor...
Quanto ao Jeff Abbott, vais ser tu a dar-me a tua opinião, que eu também tenho o Pânico em lista de espera ;)

Sofia,
É mesmo daqueles que ficam connosco, muito depois de o fecharmos... Tenho a certeza que oltarei a lê-lo :)


Marta,
Pois, fomos vários bloggers a fazer quase uma leitura conjunta desta obra. É muito bom, não é?
Quanto à minha opinião, por vezes sou sucinta demais, mas quero sempre evitar revelar muitos pormenores para não estragar a leitura a ninguém ;)

Aprendiz,
Uppps, tinha ficado de divulgar e depois passou-me completamente, desculpa! Vou já ao teu blogue e já tratamos de tudo.

Beijinho a todos e obrigada pela visita :)*

Clube dos Livros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clube dos Livros disse...

Estou à espera que me chegue a casa :)
Comprei numa campanha fantástica da Presença :p

Liliana disse...

Quando ainda ia regularmente ao BC, estava inscrita num destes rings, mas nunca chegou a mim...

Não queres fazer uns empréstimozinhos? :P

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.