Um Amor Sem Tempo, Carlos Machado

19 outubro 2010

Editora: Presença
Páginas: 264
Categoria: Romance
excerto

"Após seis anos de ausência, Eduardo regressa à aldeia onde nasceu para vender a propriedade da família, votada ao abandono desde a morte do avô. «Ia ficar pouco tempo», pensava encostado a uma árvore do carvalhal que bordejava a aldeia. Mas, subitamente, uma sucessão seca de tiros fez reverberar o ar sólido do estio e acabou com a paz daquele dia. Os famosos pombos-correio de Severino Sarmento, o homem mais poderoso da terra, tinham sido traiçoeiramente abatidos. E é, então, que se dá o reencontro de Eduardo com o seu passado e com todos aqueles que o marcaram de forma indelével. Sobretudo Mariana, a bela filha de Severino e seu grande amor.
Carlos Machado, num romance apaixonante, conduz-nos através de uma trama que tem lugar nos tempos agitados do pós-25 de Abril e que nos coloca, sem moralismos, perante fraquezas e grandezas da natureza humana."

Este livro surpreendeu-me, não pela história em si, mas pela forma como o autor conseguiu aproveitar a riqueza da nossa língua para enriquecer a sua obra. Histórias de amores desencontrados, pais terríveis, encontros e desencontros, são relativamente comuns, mas tão bem escritas, são uma raridade.

A nossa língua é riquíssima e foi a habilidade com que o autor a usou que me prendeu ao livro e, consequentemente, à história de Eduardo e Mariana, que acaba por ser a história de uma pequena comunidade rural no pós-25 de Abril e dos elementos fulcrais dessa comunidade, no âmbito de toda a ambiência política da época.

Sem exagerar na dose de romantismo ou de factos históricos, o autor enquadra-nos bem na época e aproxima-nos daquela comunidade, como se dela fizéssemos parte e estivéssemos a assistir em primeira mão aos acontecimentos.

Gostava que a história da(s) Mariana(s) se tivesse prolongado por mais algumas páginas e que tivesse sido mais aprofundada, mas mesmo assim, trata-se de um belíssimo tributo à nossa língua e cultura, que me fez várias vezes lembrar alguns clássicos da nossa literatura. Um escritor a ter debaixo de olho, sem dúvida.

1 comentários:

cris disse...

coloquei um link deste teu post no meu blog, espero que nao te importes!

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.