No Seu Mundo, Jodi Picoult

29 janeiro 2011

Editora: Civilização
Páginas: 624
Categoria: Romance

"Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo - consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.
Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger - não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas - são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?"

Comecei a ler este livro hesitante, porque o anterior da autora fora uma desilusão para mim. Numa altura de muito trabalho, fui avançando aos poucos, mas a estrutura do livro a isso mo permitiu sem correr o risco de perder o fio à meada.

Alternando as vozes de várias personagens, como a da mãe de Jacob, do irmão, do advogado e do detective, em capítulos relativamente curtos, mas directos, Picoult apresenta-nos diversas perspectivas da forma como a síndrome de Asperger afecta o próprio Jacob e os que o rodeiam. Sem se tornar cansativo ou aborrecido, o enredo consegue desvendar muito do que é esta síndrome, tanto para pacientes como para familiares e amigos.

O livro torna-se interessante ainda porque a personagem central, que sofre de Asperger, torna-se o suspeito principal de um crime (a morte da tutora e não do tutor, como indica a sinopse), o que vai obrigando quase todas as personagens a tentarem ver o mundo pelos olhos de Jacob, por muito difícil que isso, por vezes, seja. As interrelações entre as personagens também estão bem construídas, encaixando bem num enredo que, apesar do desenlace previsível, nunca perde o interesse.

Se comecei com algumas reticências, com o avançar da leitura fui ficando rendida e os últimos capítulos foram lidos quase compulsivamente, reconciliando-me com a autora. Uma excelente leitura que faz reflectir sobre o que é viver (e conviver) com diferenças.

7 comentários:

Guerreiro disse...

Estou super desejoso por ler este livro... ;O)
Quanto ao livro que estou a ler, está a ser uma leitura envolvente! Deborah Smith é uma autora a não perder. Ela é super sensível às diferenças... Mas espera até que eu chegue ao final do livro e dê uma opinião completa.
Bom domingo! =)*

Mira disse...

olá minha querida =)
nunca li nada desta autora =S livros com grande carga emocional só se tiver mesmo que ser.
quando leio gosto de desanuviar, pois a vida real já é problemática o suficiente.
qualquer dia destes experimento um livro dela =)
bjocas grandes ;)

Lígia disse...

Guerreiro,
Estou convencida que vais gostar... Dos que li de Jodi Picoult até agora, considero-o o melhor.
Quanto à Deborah Smith, o que apreciei no primeiro livro dela foi mesmo isso, a forma sensível e sem ser lamechas como escrevia sobre as diferenças ;)
Continuação de boa leitura!

Mirita,
Tenho vários da autora ainda por ler, mas olha que gostei bastante do "Memórias Esquecidas" e deste. A carga emocional não me dificulta a leitura e até a torna mais interessante. Apesar dos temas, não considero livros pesados ou difíceis de ler.
Beijocas,

EvaLunaSylva disse...

Será a próxima leitura que farei da autora. Já está na estante aguardar pela sua vez ;-)
Se gostaste, é quase certo que eu também vá gostar.
Beijinhos, linda!

Liliana disse...

Comprei-o este Natal, como auto prenda :P
Espero deliciar-me com mais um livro desta maravilhosa autora!
Beijinhos!

Lígia disse...

Afilhadita EvaLuna,
Deste vais gostar de certeza, mesmo, mesmo muito bom. Lê, lê e depois partilha a opinião ;)

Lila,
Boa compra! Não te vais arrepender de certeza :)

Boas leituras!

Sonhadora disse...

Olá
Já li vários livros desta autora e gostei de todos eles. Qual é que foi uma desilusão?

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.