Mister Gregory, Sveva Casati Modignani

10 fevereiro 2014

Aos oitenta e cinco anos, Gregorio Caccialupi passa em revista uma vida intensa marcada por contrariedades e vitórias. Para trás ficam as recordações de uma infância pobre na Itália dos anos 1930 e uma decisão que mudou para sempre a sua vida - emigrar para a América em busca de um futuro melhor.
Ambicioso e determinado, coleciona sucesso atrás de sucesso e uma série de mulheres procuram conquistar o seu coração - Florencia, o seu primeiro amor, Nostalgia, com quem se casou, e Erminia, a sua derradeira paixão. Com o decorrer do tempo, Gregorio Caccialupi torna-se Mister Gregory, dono de uma importante cadeia de hotéis, um homem rico e influente. Porém, um investimento mal calculado leva-o à ruína. Conformado com a sua vida discreta num lar de idosos, está longe de saber que um encontro inesperado lhe trará uma revelação surpreendente e a possibilidade de retomar as rédeas do seu destino.
Geralmente, recorro aos livros desta autora quando me apetece ler algo mais leve e reconfortante, sem ser demasiado lamechas e foi por isso mesmo que retirei finalmente este livro da estante. A este objetivo acrescia a curiosidade de este ser o primeiro livro em que Sveva tem como protagonista um homem.
Mas, apesar de ter cumprido o objetivo de me permitir umas horas de leitura ligeira, esta obra ficou aquém das expetativas e, na minha opinião, muito aquém de outras obras da autora. Apesar de ter gostado de Gregorio, achei que faltou alguma consistência e substância à história, sobretudo ao final, que me pareceu mesmo sensaborão.
Para as fãs da autora, será um livro a ler, mas sem grandes expectativas. Para quem não conhece a autora, não será um bom ponto de partida. Para mim, serviu como "desbloqueador de leituras", mas nada mais.

A Cor do Céu, Julianne MacLean

09 fevereiro 2014

Com um fio narrativo que conduz de surpresa em surpresa, este relato de uma experiência de quase-morte vai deixá-lo sem respiração. Sophie Duncan é uma colunista bem sucedida cujo mundo se desmorona depois da doença inesperada da filha e do chocante caso amoroso do seu marido. Como se não bastasse, tem um despiste de automóvel numa estrada coberta de gelo que a projeta para o interior de um lago gelado. Sophie experiencia então, nas águas frias e profundas do lago, algo de extraordinário, que desvenda os segredos do seu passado e que lhe ensina o verdadeiro significado de estar viva. Uma história de amor e uma jornada de auto-descoberta e redenção.
Muito bem recomendado, este livro veio parar à minha pilha de leitura via empréstimo e foi uma grata surpresa. Pela sinopse, não seria um livro em que eu habitualmente pegaria, mas foi-me tão bem recomendado que não resisti a aventurar-me por outro tipo de leituras.
As horas que passei na companhia deste livro foram realmente bem aproveitadas, pois está muito bem escrito. É uma história tão bem contada e de forma tão realista, que me deixou na dúvida se teria mesmo acontecido e fiquei curiosa ao ponto de pesquisar a autora e a personagem central. 
É uma história que se lê bastante depressa, com uma mensagem de otimismo, um livro que mostra a luz ao fundo do túnel e retrata os caminhos insondáveis da vida e do amor.
Apesar de ter gostado mais do início do que da parte final, foram umas boas horas de leitura e uma boa incursão nos romances. Recomendo a quem quiser variar das autoras românticas com fórmulas mais que batidas (e lamechas) que pululam nas nossas livrarias...

A Conspiração do Silêncio, David Baldacci

08 fevereiro 2014

Evan Waller é um criminoso sem escrúpulos. Às ordens de Estaline, esteve envolvido na tragédia de Holodomor, que custou a vida a quase 10 milhões de ucranianos. Mais tarde, fugiu do seu país, e, sob nova identidade, construiu um império graças à sua arte em comprar e vender qualquer coisa e qualquer pessoa. Agora, Waller aumenta a parada e coloca em risco milhões de vidas por todo o mundo ao negociar armas nucleares com terroristas islâmicos.
David Baldacci foi provavelmente a minha grande descoberta literária de 2013. Depois de ter lido Numa Fracção de Segundo e O Jogo da Verdade, já sabia mais ou menos o que me esperava neste livro, até porque este é o segundo da série Shaw, onde reencontramos Shaw após os acontecimentos de O Jogo da Verdade, havendo algumas referências aos acontecimentos e personagens do livro anterior.
Infelizmente, tinha muito pouca disponibilidade para a leitura quando peguei neste livro, sendo obrigada a espaçar bastante os momentos de leitura. Penso que isso terá afetado a minha perceção deste livro, mas mesmo assim tenho de reconhecer que Baldacci é um mestre do thriller, conseguindo surpreender e prender até final. Mais uma vez o tema é atual, a ação rápida e o enredo intrigante. E, como noutros livros, Baldacci põe-nos facilmente a torcer pelas personagens centrais e, nesta obra, a protagonista está à altura do misterioso Shaw, enriquecendo ainda mais a intriga com uma história de vida e uma "carreira" impressionante.
Apesar de ter ficado com a sensação de que não desfrutei quanto podia desta leitura, sem dúvida que voltarei às obras de Baldacci. Se apreciam um bom filme de ação/suspense, apreciarão ainda mais as obras deste autor.
Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.