Mister Gregory, Sveva Casati Modignani

10 fevereiro 2014

Aos oitenta e cinco anos, Gregorio Caccialupi passa em revista uma vida intensa marcada por contrariedades e vitórias. Para trás ficam as recordações de uma infância pobre na Itália dos anos 1930 e uma decisão que mudou para sempre a sua vida - emigrar para a América em busca de um futuro melhor.
Ambicioso e determinado, coleciona sucesso atrás de sucesso e uma série de mulheres procuram conquistar o seu coração - Florencia, o seu primeiro amor, Nostalgia, com quem se casou, e Erminia, a sua derradeira paixão. Com o decorrer do tempo, Gregorio Caccialupi torna-se Mister Gregory, dono de uma importante cadeia de hotéis, um homem rico e influente. Porém, um investimento mal calculado leva-o à ruína. Conformado com a sua vida discreta num lar de idosos, está longe de saber que um encontro inesperado lhe trará uma revelação surpreendente e a possibilidade de retomar as rédeas do seu destino.
Geralmente, recorro aos livros desta autora quando me apetece ler algo mais leve e reconfortante, sem ser demasiado lamechas e foi por isso mesmo que retirei finalmente este livro da estante. A este objetivo acrescia a curiosidade de este ser o primeiro livro em que Sveva tem como protagonista um homem.
Mas, apesar de ter cumprido o objetivo de me permitir umas horas de leitura ligeira, esta obra ficou aquém das expetativas e, na minha opinião, muito aquém de outras obras da autora. Apesar de ter gostado de Gregorio, achei que faltou alguma consistência e substância à história, sobretudo ao final, que me pareceu mesmo sensaborão.
Para as fãs da autora, será um livro a ler, mas sem grandes expectativas. Para quem não conhece a autora, não será um bom ponto de partida. Para mim, serviu como "desbloqueador de leituras", mas nada mais.

4 comentários:

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.