333, Pedro Sena-Lino

21 junho 2009

Editora: Porto Editora
Páginas: 185
Categoria: Romance

"Esta é a história de um livro e de todos os seus 333 exemplares impressos.É a história secreta do impacto de um livro na vida de cada um dos seus leitores, e de como um rectângulo de papel pode transformar uma vida."

Finalmente, um livro que me encheu as medidas! É tão bom ter assim surpresas inesperadas… Apesar de já suspeitar que um livro sobre livros me agradaria, nunca pensei que me deliciasse assim.

A sinopse é parca para a riqueza da história e da escrita. É daqueles livros que apetece ler com um caderninho ao lado, tal é a beleza de determinadas passagens que, a cada passo, apetece transcrever.

Não seguimos apenas as histórias e o impacto (ou falta deste) dos 333 exemplares de uma colectânea de cartas escritas por uma freira portuguesa e impressas em livro em Milão, no século XVI, na vida dos seus leitores. Somos também envolvidos pela magia das palavras de Pedro Sena-Lino, que, sendo nós leitores, nos suga para dentro do seu “333”, onde os traços poéticos se fundem com a mestria narrativa e o encanto da nossa língua.

Um livro belíssimo que fui saboreando devagarinho, para que o encantamento durasse mais tempo. Li-o por empréstimo, mas vou querer adicioná-lo à minha biblioteca pessoal, pois é daqueles que vale mesmo a pena reler.

“Mesmo que um leitor ame os livros, como posso saber se esse amor é durável? Todos os livros são a consciência do tempo, reflectido; mas os homens não podem ver o tempo de frente; e por isso morremos nesta terra, destruindo as mensagens que conseguimos roubar ao silêncio. Até termos de o fazer de novo, repetidamente e até as voltarmos a perder.
(…)
Agora que o último livro morreu, posso partir. Estive presa nesta história durante séculos, ligada ao destino do que escrevi. Até aqui, meu amor, não podia amar-te: todo o real gritava que não nos conseguíamos tocar. Mas liberta daqui, atirada por todos os séculos até ao fundo do tempo, dentro dos restos deste livro te chamo. Fechada de luz dentro deste livro te chamo.”

Epílogo

6 comentários:

Tinkerbell disse...

bem estou mt curiosa por ler este livro só oiço bem dele. bjs migalhas***

Rock In The Attic disse...

Já estive várias vezes com este livro na mão. Estou bastante curiosa...

Maria Manuel Magalhães disse...

Comprei este livro na Feira do Livro do Porto e tive oportunidade de conhecer o escritor em pessoa. Este é um livro que está na minha lista de livros a ler brevemente. Adoro este género de literatura pela tua descrição penso que também eu vou adorar.

Betita disse...

Olá :)
Parece que é mais um que vou ter de ler ;)
Beijinho

Maria João disse...

mais um para a minha lista :)

Lígia disse...

Olá meninas,
Gostei muito da escrita e é um livro que vou querer guardar para reler... no meio de tanto livro para ler, acho que isso diz tudo :)

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.