Kitchen Boy - Os Últimos Dias dos Romanov, Robert Alexander

23 julho 2009

Editora: Casa das Letras
Páginas: 304
Categoria: Romance Histórico

"Um romance fascinante onde os segredos da família imperial russa são finalmente revelados.

A 16 de Julho de 1918, o curso da história da Rússia mudou para sempre. Nessa noite, o czar Nicolau II e a sua família foram brutalmente executados pelos bolcheviques. Houve apenas uma testemunha - o ajudante de cozinha. Ele é a única pessoa viva que realmente sabe o que se passou. Que segredos nos serão revelados sobre os últimos dias dos czares? É que, apesar de já ter passado quase um século, a prisão e execução do czar Nicolau e da sua família continuam envoltas em mistério e fascínio.

Numa prosa absorvente e elegante, combinando factos e ficção, Robert Alexander reconta a história através de Leonka, em tempos ajudante de cozinha dos Romanov, que afirma ser a "última testemunha viva" da brutal execução da família imperial. Misteriosamente poupado pelos bolcheviques, o rapaz terá desaparecido nas vagas sangrentas da Revolução Russa. Agora, através da evocação de Alexander, reaparece para contar a sua história, designadamente o que terá visto e ouvido nos últimos dias de vida dos czares.

Terá ele resposta para as cartas secretas contrabandeadas com o czar ou sobre as jóias imperiais desaparecidas? Ficaremos finalmente a saber porque não se encontram os corpos de duas crianças da família Romanov na campa secreta descoberta em 1991? Terão elas sobrevivido ao brutal ataque?"

Desta vez copiei quase todo o texto da contracapa ali para cima, para a sinopse deste magnífico livro, porque realmente merece que se torne clara a sua riqueza...

É isso mesmo, um livro rico na escrita e na história. Uma mistura excelente entre acontecimentos verídicos e ficcionais, formando um romance intenso e com suspense, sobre uma época conturbada da Rússia e sobre uma família que ficou na História e cuja própria história ainda tem uma aura de mistério à sua volta.

São-nos descritos os dias e ambiente na casa Ipatiev antes do fatídico 16 de Julho de 1918 e o que sucedeu depois. Os factos históricos misturam-se tão bem com a ficção, que ao lermos, nem conseguimos fazer a distinção entre o que será real ou ficção... tudo seria perfeitamente plausível. Tal como o autor disse, procurou "escrever um romance" em que utiliza a ficção "para resolver os mistérios que os factos deixaram por explicar". Quanto a mim, conseguiu-o na perfeição.

Mais um ponto a favor... Apesar dos factos que nos são apresentados, apesar da História não permitir grandes divagações, apesar da evolução do próprio romance, ainda assim o final consegue surpreender!

Já tinha ficado encantada com "A Filha da Rasputine", do mesmo autor, e este livro não lhe fica nada atrás. Agora estou curiosíssima por ler "A Noiva Romanov"!

"Kitchen Boy", um livro recomendadíssimo, principalmente para quem, como eu, gosta de ficção histórica. Para fotos, imagens e enquadramento histórico, consultem http://www.sitestories.com/thekitchenboy/

14 comentários:

Paula disse...

Tenho este livro há alguns anos na prateleira por ler :(
Acho que tenho mesmo de pegar nele...

Abraços!

Betita disse...

:) Olá!
Também já o li há imenso tempo e adorei, assim como "A Filha de Rasputine", ambos excelentes! "A Noiva de Romanov" não conheço, mas já apontei ;)
Há também "A Profecia dos Romanov" do Steve Berry que é muito bom :)
Beijinhos

Chuva de livros disse...

Olá

Não conhecia o livro e nunca lhe ia pegar... Com a tua resenha... Já não sei, vou colocar mais este na listinha.
Pode ser que entretanto tenha mais tempo para as leituras, não custa sonhar.

Bem, boas leituras e beijinho

Carla Martins disse...

Nossa, eu iria adorar esse livro!!!

Ana disse...

Tenho curiosidade em ler o livro e depois do que disseste ainda mais. Li "A Filha de Rapustine" e achei deveres interessante.

Bjs.
FallenAngels

cá-cá (Portugal) disse...

Gostava de ler... vai para a lista!! Boas Leituras!

marcia disse...

Tenho este livro para ler e a minha curiosidade aumentou com a tua opinião. A ver se lhe dedico algum tempo em breve!

flicka disse...

Eu adorei este livro assim como "A Filha de Rasputine"! Como já uma vez referi no meu blog: não estou inclinada para livros históricos mas estes cativaram-me! A forma como estas histórias dos Romanov estão relatas, fez-me esquecer a própria História... Senti-me ao lado dos Romanov... A escrita é leve; o desenrolar de acontecimentos é envolvente e nítido; não tem descrições pesadas ou confusas como é costume haver nos livros históricos. São mesmo romances envolventes, com suspense e emoção! Este autor é bom e já estou ansiosa por ler "A Noiva Romanov". :)

Diana Marques disse...

Fiquei curiosa, não tinha ouvido falar desse livro, e adoro romances históricos.
Acho que o vou acrescentar à lista! :)

Boas leituras

Lígia disse...

Paula,
Pois, a minha cópia também estava há imenso tempo na estante e a leitura ia sendo sempre adiada, mas foi desta ;)

Betita,
"A Noiva Romanov" saiu há relativamente pouco tempo e é também do Robert Alexander. Pelo que li da sinopse, também me parece ser uma excelente leitura. O do Steve Berry já me esteve debaixo de olho também pela temática "Romanov" :)

Marta,
Pois, haja tempo para tantos livrinhos, não é? Este estava há imenso tempo à espera e estava a apetecer-me pegar em alguma coisa "diferente" e já suspeitava que me iria agradar ;)

Carla Martins,
É mesmo um livro muito bom, com tudo na medida certa. Recomendo ;)

EstáVento,
Olha que há um ring da EvaLunaSylva no BC. O livro dela perdeu-se e ofereci a minha cópia para que mais pessoas o possam ler ;)

Bauny,
É um excelente livro! Na altura, comprei-o na Oficina do Livro por apenas 5 euros. De vez em quando, encontram-se livrinhos assim interessantes na Oficina do Livro com muito bons descontos :)

marcia,
Pois, eu peguei-lhe finalmente porque me estava mesmo a apetecer ler algo diferente e valeu a pena a aposta :)

flicka,
Concordo plenamente contigo! Como disse, acho que tudo neste livro está na medida certa, História, ficção, emoção, suspense... Vale a pena ler este autor e também estou curiosíssima com "A Noiva Romanov" :)

Diana,
É uma boa aposta ;) A história da família Romanov já é de si interessante e os romances de Robert Alexander conseguem ainda enriquecê-la mais ;)

Beijinho a todas e obrigada pela visita

Tinkerbell disse...

fiquei com curiosidade principalmente por já querer ler a noiva romanov e a filha de rasputine...possivelmente para apostar no futuro :)

Tinkerbell disse...

comprei o pack continente: a noiva romanov + kitchen boy por causa das tuas opiniões boas de ambos :)

Beatriz Jose disse...

Li recentemente a Profecia Romanov do Steve Berry e recomendo a leitura. A história está muito interessante, com muita dinâmica e mistura realidade histórica com ficção de uma forma muito apelativa.

Vou ler os livros do Robert Alexander aqui recomendados, pois fiquei fascinada com estas histórias dos Romanov!!

Obrigada pela divulgação

Lígia disse...

Beatriz,
Obrigada pela visita!
Pois, "A Profecia Romanov" está na minha longa lista de livrinhos a comprar. Adoro a temática e tenho os outros do Steve Berry, é uma falha grave não ler esse também ;)
Do Robert Alexander, falta-me ler "A Noiva Romanov", mas se for como os anteriores, será uma excelente leitura :)

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.