Feminino Singular, Sveva Casati Modignani

07 outubro 2009

Editora: Porto Editora
Páginas: 400
Categoria: Romance

"Martina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas…No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher - gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles. A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior - a maternidade."

Desde 2007 que não pegava em nenhuma obra desta autora e nem eu fazia ideia das saudades que tinha de ler um livro assim, suave e aconchegante, como um cobertor macio onde nos enrolamos e esquecemos o mundo lá fora.

Antes tinha lido, Baunilha e Chocolate, Qualquer Coisa de Bom e Uma Chuva de Diamantes, e gostei de todos, mas este suplantou-os nas minhas preferências. Li-o em duas noites.

Nesta obra, deparei com uma história tão feminina e envolvente que mal me apercebi de ir virando as páginas. Quando dei por mim, o ciclo desta história familiar, de mulheres fortes, de mães e filhas, estava a fechar-se e eu com pena de ter de me "separar" daquelas personagens.

Uma bela história da força feminina, do amor materno, de aceitação e união entre várias gerações de mulheres, todas com as suas singularidades, mas mais parecidas do que pensam, com uma história familiar muito mais rica do que algumas delas imaginam.

Foi tempo a mais sem voltar a esta autora e sem dúvida que regressarei às suas obras em breve.

10 comentários:

cá-cá (Portugal) disse...

Eu gosto bastante desta autora, o que mais gostei foi 'Lição de Tango'... Bjs e Boas Leituras!

Chuva de livros disse...

Ola

Singular Feminino é sem duvida um livro, que apaixona as mulheres que gostam de romances. Está classificado como sendo “daqueles livros que é difícil para de ler” e na tua resenha confirmas isso mesmo.

Partilho a opinião da Bauny, quanto à Lição de Tango, foi um livrinho que também adorei.

Continuação de boas leituras
Beijinho

Ana Isabel Pedroso disse...

Ul livro delicioso!

Beijinhos!

Chuva de livros disse...

Lindo, lindo selinho personalizado.

é muito bem atribuído, porque não há duvidas que este blog é de muito bom gosto.

Parabéns
Beijinho

Carla Martins disse...

Vai pra minha lista, que ja tem uns 100 títulos! Afe!

flicka disse...

Li só um livro da Sveva "desesperadamente qualquer coisa" não me lembro do titulo, mas pronto, não gostei nada, chegando ao ponto de ter desistido 100 páginas antes do fim.
Tenho esse "feminino seingular", apanhei-o na tenda LEM na feira da livro, inteiramente grátis. A ver vamos se não me vai desiludir... esta história parece-me mais interessante, uma vez que é sobre mulheres tal como confirma a tua opinião! Já estou com uma expectativa... :)

marcia disse...

Já li vários livros da autora mas confesso que este aina está na estante por ler... também eu gostei muito do "Lição de Tango".

Lígia disse...

Obrigada pela visita a todas!
Com tantas recomendações, está-se mesmo a ver qual vai ser o próximo da autora que vou ler... "Lição de Tango", pois claro!

Carla Martins,
As listas de livros nunca diminuem, só crescem mesmo ;)

Flicka,
Pois, se calhar não começaste por um dos melhores... Ainda não o li, mas pelo que já ouvi dizer o "Desesperadamente Giulia" não é dos mais marcantes.
Do "Feminino Singular" penso que gostarás ;)

Beijinho e boas leituras a todas :)

B. disse...

Olá!
Temos uns miminhos para o teu blog no nosso cantinho
http://leiturasdeaab.blogspot.com/

Bom fim de semana e boas leituras
Bjs

Lígia disse...

Marta,
Bem, ainda me estragas com tantos mimos... Muito obrigada!
Beijinho :)*

B,
Ena, mais? Estou a ficar mimada! Muito obrigada pela lembrança e pelo carinho.
Bom fim-de-semana!
Beijinhos

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.