A Gaivota Que Tinha Medo do Mar - Eugénia Ponte

25 outubro 2009

Páginas: 68
Categoria: Infanto-Juvenil, Contos

"Esopo na antiga Grécia e La Fontaine no século XVII, entre outros, partindo de histórias de animais, por eles inventadas, construiram as FÁBULAS que ainda hoje fazem parte do grande património da literatura universal.
Maria Eugénia Ponte, partindo de realidades da vida animal, constroi histórias apaixonantes que nos fazem reflectir nos mais diversos problemas da vida.
E como se isso não bastasse conclui cada história com um "pensamento" que é um autêntico guia para uma vida feliz.
Padre José Eduardo Martins (pároco de Alenquer)"

Este é um livrinho especial, não só por ter sido escrito por uma
amiga do mundo virtual, mas também por ser dedicado a outra amiga que nos deixou cedo demais, mas que marcou as nossas vidas e deixou uma grande lição de altruísmo e humanismo... Um exemplo de mulher e lutadora, a nossa querida Snowshoee do Bookcrossing, a Tânia. Leiam a carta que ela deixou antes de partir, vale a pena, é uma lição de vida...

Infelizmente, não pude comparecer na apresentação deste livro, mas a querida Eugénia fez-mo chegar logo de seguida com uma dedicatória personalizada e cheia de carinho. O livro ficou logo na minha secretária e encantou-me à chegada pela capa, de cores vivas, uma imagem expressiva e encantadora.

Aos poucos, ia aproveitando abertas no trabalho e ia lendo as pequenas histórias destes animais tão especiais e também eles cheios de lições tão simples, que às vezes nos passam ao lado. E precisamente para não passarem ao lado, no final de cada conto, surge a moral da história, explicadinha. Esta explicação, a mim, pareceu-me supérflua, de tão clara que é a escrita, mas compreendo a opção editorial de as incluir, tendo em conta o público maioritário.

Gostei particularmente do pormenor de antes de cada conto, surgir uma descrição das particularidades do animal sobre o qual a história se debruça e posso até dizer que aprendi algumas coisas muito interessantes. Os meus contos preferidos foram a "Rainha das Jóias" (a história de uma ostra arrogante) e "Ambrósio, meu ouricinho, beija-me de mansinho..." (a história de uma família de ouriços alvo de preconceitos).

Um livrinho com um público alvo específico, mas que pode (e deve) ser lido por adultos e crianças. É um tesourinho de pequenas histórias e belas ilustrações. Muito bem escrito, claro na mensagem e com importantes lições de vida.

8 comentários:

Maria Eugénia Ponte disse...

Oh, Ligia, o teu blogue é delicioso, desculpa nunca te ter "visitado" neste teu cantinho tão bonito.
Prometo voltar mais vezes!
Fiquei muito feliz por teres gostado dos meus contos, especialmente teres chamado o meu livro de "tesourinho"... OBRIGADA, muito OBRIGADA, um beijinho grande para ti.

PS - Olha, se quizeres ir acompanhando o "tesourinho", dá um salto ao meu blogue também: http://eugeniaponte2.blogspot.com/

Sofia disse...

Tive pena de não poder comparecer ao lançamento deste livro, mas pelo que tenho estado a ler começo a ficar curiosa!
Parabéns à GenaPonte pelo seu livro e a ti Lígia por teres um blog tão especial!!!!
Beijinhos,
Sofia

Carla Martins disse...

Eu quero!!!!

Lígia disse...

Gena,
Não tens nada que agradecer, eu é que agradeço. É um livrinho lindo e foi uma excelente companhia, um livro a ler, guardar e reler :)
Beijinhos

Semidio,
Obrigada, minha querida, pela visita e pelo carinho de sempre.
Beijinho

Carla,
:D
Mais um para a longa lista, não é?
Beijinho

flicka disse...

vou comprar esse livro e lê-lo com todo o meu carinho... Gena Ponte tem uma grande sensibilidade e um coração de ouro. Adorei o seu primeiro livro "Desencontros virtuais", leste? aqui está a minha opinião: http://viagemnasleituras.blogspot.com/search?q=eug%C3%A9nia+ponte

Bijitos grandes!

Lígia disse...

Flicka,
É isso mesmo, um livro para ler com muito carinho, até porque se nota o imenso carinho com que a Gena o escreveu ;)
Beijinho

Maria Eugénia Ponte disse...

Olá, amiga, tudo bem?
Vim fazer-te uma visitinha neste teu cantinho delicioso...
Beijinhos, vou dar mais uma volta pela "casa",
Gena

PS - Quem quizer o Gaivota ou o Desencontros... é só entrar em contacto comigo! ;-)))

Anónimo disse...

Olá, querida Gena!
Sempre bem-vinda neste cantinho :)*
Muitos beijinhos!

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.