A Talentosa Flavia de Luce - Alan Bradley

17 fevereiro 2010

Editora: Planeta
Páginas: 328
Categoria: Policial, Mistério

"Um policial com um detective inesperado: uma menina de onze anos, com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas. Estamos no Verão de 1950 e Buckshaw é a decadente mansão inglesa onde Flavia mora com a sua família, o pai viúvo, coleccionador obsessivo de selos, e duas irmãs, nem sempre muito simpáticas…
Com uma inteligência aguçada para a idade, Flavia vive num mundo próprio. Refugiada num velho laboratório vitoriano onde já ninguém vai, entretém-se a inventar venenos inofensivos que servem, no entanto, as suas pequenas vinganças domésticas.
Uma menina com cara de anjo mas alguma maldade…
Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro.
Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão."

Um livrinho delicioso, cheio de mordacidade e inteligência e com uma personagem principal encantadora e cativante... Uma menina de 11 anos cheia de iniciativa e com uma mente tão inquiridora, que se mete em aventuras e desventuras com uma facilidade tremenda e que faz as delícias dos leitores.

Gostei imenso desta história de época e das personagens tão singulares... O pai viúvo, desorientado e alheado, com três filhas tão diferentes e com um "furacão" como filha mais nova, que com a sua bicicleta corre tudo para desvendar o mistério que dá origem a esta história. Os detectives da Polícia, que não são tão frios quanto seria de esperar. O faz-tudo da mansão, sempre fiel e sempre presente, mas também misterioso. A cozinheira que me fez rir com a sua tarte de creme de leite. Os diversos habitantes da região que, à sua maneira, ajudam a resolver o enigma que a pequena Flavia teima em conseguir desvendar. E pelo meio desta jornada, vamo-nos divertindo com a "guerrilha doméstica" de Flavia com as irmãs.

Mas é, sem dúvida, Flavia, com a sua paixão por química e a sua vontade de chegar ao fundo das coisas que nos prende a esta história e com ela vamos encaixando as peças do puzzle, passo a passo, ou antes, pedalada a pedalada. A energia e curiosidade de Flavia são contagiantes...

Um excelente livro para quem gosta de mistérios "à moda antiga". O ritmo não é alucinante, nem nada que se pareça, mas é uma história inteligente e muito bem contada, com uma excelente personagem central que nos fica gravada na mente muito depois de fecharmos o livro. E, pessoalmente, tenho esperança que esta não seja a última aventura da talentosíssima Flavia de Luce...

6 comentários:

Tinkerbell disse...

já li e gostei mt!:)

nuno chaves disse...

pela descrição e agora pela tua critica, parece-me ser bem interessante, hei-de dar uma espreitadela.

B. disse...

Mais uma excelente crítica a este livro...começo a ficar tentada a comprar... bjinhs

Lígia disse...

Não é uma crítica, é apenas a minha opinião ;)
Gostei bastante e a personagem principal é daquelas que dificilmente esquecemos ;)

flicka disse...

A tua opinião deliciou-me! Vou já acrescentá-la na opinião do meu blog! Descreveste tão bem, disseste tudo! ;-) É verdade que o ritmo não é alucinante, mas é o único senão. Vale bem a pena a leitura! É uma história inteligente e interessante, em que não falta o humor e a excelente companhia desta talentosissima Flavia De Luce...
Também espero que não seja a última aventura da Flavia De Luce!
Um grande beijinho, querida!! :)*

P.S. - Vou começar a ler o teu livro... ;-)

Lígia disse...

Flicka,
Graças a ti conheci esta menina fabulosa... Muito, muito obrigada ;)
Beijinhos

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.