O Lobo de Wall Street, Jordan Belfort

22 setembro 2010

Editora: Editorial Presença
Páginas: 632
Categoria: Memórias, Testemunhos
excerto

"Esta é a autobiografia de Jordan Belfort, o então jovem corretor de Wall Street que nos anos 90 se sobrepôs à lógica da economia, manipulou o mercado bolsista e ganhou uma fortuna incalculável. Uma história verídica e fulgurante, escrita num registo confessional a que não é alheio um apurado sentido de humor, onde Belford relata ao pormenor a sua ascensão prodigiosa e queda inevitável. Como fundador e director da Stratton Oakmont, uma firma de investimentos de grande notoriedade, ganhou largas dezenas de milhões de dólares, mas o seu estilo de vida absolutamente megalómano - onde não faltavam os iates, os jactos, as voltas ao mundo, as mulheres, as drogas - levava-o a gastar à noite os milhares que ganhava de dia. Chamavam-lhe «O Lobo de Wall Street», e a própria máfia colocou operacionais na sua empresa para aprenderem com os seus métodos. Uma leitura actual e aliciante que nos dá a conhecer os meandros do universo da bolsa nova-iorquina."

Para um livro que não está com rodeios, nem paninhos quentes, uma palavra apenas: Potente (com P maiúsculo mesmo).

De uma autobiografia, não estava à espera de um relato tão directo e bem humorado... Não há desculpas, nem vitimizações, há apenas o relato da vida louca, surreal, absurda, de um homem que passou por uma (longa) fase de megalomania e de excessos que resultaram numa história que quase podia ser ficção, mas não é. É absurdamente real.

Apesar de ser uma história forte, os comentários e a perspectiva bem-humorada do autor prenderam-me logo. E, surpreendentemente, em vez de me sentir chocada com a linguagem e/ou acontecimentos, acima de tudo senti-me envolvida e divertida.

Tive de me relembrar várias vezes que se tratava de uma história real, contada e vivida pelo autor, por muito distante que essa
realidade me pudesse parecer. E, convenhamos, depois de tanta tropelia, aventura e desventura, Jordan Belfort nasceu mesmo com o traseiro virado para a Lua... Sobreviver àquilo tudo, manter a sanidade, mental e física e ainda ser capaz de escrever sobre isso desta forma... Genial!

Não encontro palavras para uma descrição melhor do que a do "Sunday Times": Uma espécie de cruzamento entre a "Fogueira das Vaidades", de Tom Wolfe, e "Tudo Bons Rapazes", de Scorsese. Extremamente divertido." E a realidade por vezes ultrapassa mesmo a ficção.

Segundo consta, esta autobiografia será brevemente adaptada ao cinema com Ridley Scott na realização e Leonardo DiCaprio no principal papel... Não me surpreende que além de uma grande êxito de bilheteira, venha de lá Oscar para DiCaprio, mas isso já sou eu a fazer futurismo. Contudo, DiCaprio tem na vida de Jordan Belfort material de sobra para fazer a representação da sua vida.

Venha o filme... Quanto ao livro merece mesmo o estatuto de best-seller e eu diria mesmo best-read, pois foram umas excelentes horas de leitura, absurdamente sur(reais)!

1 comentários:

Pedacinho Literário disse...

E pronto ... Já estou com a pulga atrás da orelha! Quero ler este livro.

Beijinhos

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.