O Castelo dos Pirenéus, Jostein Gaarder

26 abril 2011

Editora: Presença
Páginas:
Categoria: Romance

"Depois de trinta anos sem se verem, Solrun e Steinn reencontram-se, inesperadamente, no mesmo hotel onde viveram um amor apaixonado. Mas esse mesmo hotel, que em tempos testemunhara a força do seu amor, esconde também o mistério que envolveu o seu fim. Regressados às suas vidas presentes, os dois iniciam uma intensa e secreta troca de emails que volta a incendiar a antiga paixão, fazendo-os questionar os seus casamentos. Um romance fascinante que nos leva a reflectir sobre a natureza da fé, do acaso, do universo e de tudo o que nele existe."

As minhas referências em termos de obras deste autor já eram distantes, mas mesmo assim não me surpreendeu a riqueza deste livrinho. É surpreendente como em tão poucas páginas o autor nos consegue levar por uma viagem incrível por conceitos, ideais e crenças que acaba com um murro no estômago e que me deixou literalmente a engolir em seco no final.

Quem conhece e estima a obra de Jostein Gaardner encontrará um tesourinho neste livro, em que temos uma troca de e-mails entre um espírito pragmático e científico e um espírito crente, cheio de fé e aberto ao paranormal, ao destino e às surpresas da vida.

Em retrospectiva, neste pingue-pongue de mensagens, é analisado o grande reencontro após 30 anos (obra do acaso, obra do destino?) e a partir daí chegam ao ponto de viragem na relação que tiveram na juventude. Uma relação que seria indelevelmente marcada pela mulher mirtilo-vermelho e pelo bosque do vidoeiro... Um mistério que está subjacente no início da história, mas que vai ganhando cada vez mais importância.

Solrun e Steinn, marcados pelos acontecimentos trágicos ou paranormais (confome a perspectiva de cada um), vêem surgir as fendas na relação e nos ideais que pensavam partilhar. Daí a passarem 30 anos separados foi um saltinho e reencontram-se agora com coragem de perspectivar o que se passou sob o olhar que o tempo foi moldando.

De uma forma profundamente inteligente, o autor contrapõe pólos opostos quanto a teorias sobre o universo e consegue aproximar-nos de ambos os pólos, conforme a personagem que "fala", de tal forma que nos leva de mansinho até um final difícil de digerir, mas que cria todo o impacto e que nos obriga a reflectir. Depois de pousar este livro, foi-me impossível pegar logo noutro.

Para os fãs do autor, é mais um livro imprescindível e para quem não conhece a obra ou a conhece menos bem, é um excelente ponto de partida ou retorno a um autor que se tornou incontornável. Para degustar, digerir e apreciar... (L)

1 comentários:

Luh disse...

Há já algum tempo li O Mundo de Sofia e gostei imenso, sempre tive curiosidade em ler outros títulos do mesmo autor. Obrigada por esta sugestão!

Visitem o meu blog:
currently-reading.blogspot.com

Obrigada!

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.