Força de Vontade, James Patterson

21 junho 2011

Páginas: 246
Categoria: Testemunhos
"A luta verídica de uma família contra um mistério clínico agonizante.
Uma história de triunfo contra todas as expectativas.
Um relato poderoso sobre o poder do amor e da determinação.

Uma manhã, quando tinha quase cinco anos, Cory Friedman acordou a sentir uma vontade incontrolável de abanar a cabeça. A partir desse dia, a sua vida transformou-se numa agonia de tiques irrefreáveis e involuntários. Cory embarcou então numa odisseia que se prolongou por treze anos, de tratamento em tratamento, à procura de uma luz ao fundo do túnel.
Cory, a quem foi diagnosticado a síndrome de Tourette, viveu longos anos sob um regime médico duro e em permanente mutação que o deixou a sentir-se como uma verdadeira cobaia. Rapidamente passou a ser a ser difícil distinguir os tiques sintomáticos da sua doença dos que eram efeitos secundários das inúmeras combinações de medicamentos a que foi sujeito ao longo da sua penosa caminhada pela infância e adolescência. A única certeza de Cory era a de que continuava a piorar. Mas com o amor da sua família e o apoio de alguns professores e profissionais dedicados, Cory lutou pela sua vida e alcançou feitos incríveis em que poucos apostavam.
Força de Vontade é a história verídica e emotiva da batalha de Cory pela sobrevivência, contra as maiores adversidades. Escrito por James Patterson e pelo pai de Cory, Hal Friedman, com o ritmo absorvente de um thriller, é o relato comovente da coragem, determinação e triunfo final de uma família a braços com uma situação desesperante."
Já li este livro há umas boas semanas, mas ainda não tinha tido oportunidade de escrever nada sobre ele. Sou fã do autor James Patterson e bastou o nome dele para me chamar a atenção para esta obra. No entanto, não se trata de ficção, de thriller ou sequer de romance, trata-se da história verídica de um rapazinho (e da família) que teve de aprender a crescer com Síndrome de Tourette.


Sem ser lamechas, antes pelo contrário, sendo por vezes cru e muito realista, é de facto um relato impressionante e por vezes comovente. Acompanhamos a luta de um passo à frente e dois atrás de Cory e da família, torcemos por ele, sofremos com as desilusões, mas nunca perdemos a esperança, tal como eles não perderam. E a voz de Cory vai-nos conduzindo ao longo do túnel com firmeza e uma determinação fora de série.


Uma história de vida sóbria, bem escrita e muito recomendável para quem aprecia este género de livros.

1 comentários:

Kézia Lôbo disse...

Muito interessante, o tipo de livro que gosto de ler e que aprendo bastante!

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.