Dez Anos Depois, Liane Moriarty

06 agosto 2011

Páginas: 424
Categoria: Romance


"Quando, aos trinta e nove anos, Alice Love dá uma aparatosa queda numa aula de step, a última década da sua vida parece ter-se apagado por completo da sua memória. Tem novamente 29 anos, está apaixonadíssima pelo marido e à espera do primeiro filho. Só há um pequeno problema: tudo isto se passou há dez anos… No presente, Alice é mãe de três filhos, enfrenta um difícil processo de divórcio e está de relações cortadas com a irmã, que adora. Conseguirá alguma vez reencontrar a mulher que foi na fase mais feliz da sua vida? Um romance que nos leva a reflectir sobre o que aconteceria se, de repente, perdêssemos os dez anos mais importantes da nossa vida."


Apesar desta opinião (e muitas outras) andarem a tardar por este blogue, as últimas leituras não estão esquecidas e pode dizer-se que têm sido quase todas excelentes e algumas até surpreendentes.
Foi o caso deste livro cuja sinopse já me tinha chamado a atenção quando o vi em pré-venda na Wook e que depois tive oportunidade de ler graças ao apoio da Presença.
Apesar da sinopse ter sido o ponto de partida para a vontade de ler este livro, a cada capítulo que ia lendo percebia que afinal o livro era ainda mais rico do que a sinopse deixa entrever. Não temos apenas Alice a reflectir sobre a sua vida (ou e tentar recuperar a melhor parte de si), temos também capítulos pela voz da irmã e os deliciosos apontamentos bloguísticos da avó "emprestada" de Alice.
Desengane-se quem acha que se trata de um livro pesado sobre a amnésia e a perda da identidade. Nada disso... é um livro muito bem escrito, que vai intercalando as vozes de várias personagens (e personalidades) diferentes, de uma forma relativamente leve, com algum humor, mas sem perder de vista o tema central: as relações interpessoais, familiares e a forma como a vida e as nossas escolhas ao longo dos anos nos podem levar num caminho completamente diferente do que imaginámos.
Alice deixou-se levar e moldar pelos anos, pelas agruras e mágoas da sua vida, mudando aos poucos até ao ponto de não se reconhecer a ela mesma nem às suas coisas após a queda. Esse foi o "despertar" dela... a sua segunda oportunidade de recuperar alguém que poderia estar perdido para sempre, mas aque afinal estava lá dentro de si, bem escondida por 10 anos em que a vida a levou num caminho diferente. Acompanhamos então o percurso dela para reencontrar a antiga Alice, a sua surpresa com a actual Alice e a reacção de todos os que a rodeiam perante o inusitado da situação.
Foi um livro que me fez pensar, mas também que me fez rir várias vezes, ingredientes perfeitos para uma óptima leitura.

8 comentários:

Guerreiro disse...

Olé!!! :D
Se não fosse a tua opinião, não teria ligado ao livro nem à sinopse, mas fiquei curioso e pus-me a ler de que história se tratava. Parece-me de facto uma obra diferente... Se te fez rir, ainda melhor. Se dizes que tem ingredientes perfeitos para uma óptima leitura, acredito.
Que venham + opiniões tuas! :D
Bjs

Clarinda disse...

Parece impossível, mas está à espera na minha prateleira! :(

The fanatic reader disse...

deste-me uma excelente sugestão para levar para férias.

Rita Domingos disse...

eu li e adorei. só não concordo num aspecto: os post do blog da avó Frannie parecem-me completamente desajustados do contexto da história... foi esse o único ponto negativo que encontrei. à parte isso, recomendo vivamente a quem ainda não leu :D

Kézia Lôbo disse...

A capa e o titulo são legais, mas não me faria imaginar do que se tratava o livro, mas sua resenha me convenceu que ele deve ser muito bom!

Miguel Pestana disse...

Parece ser um excelente livro. Gostei bastante de ler a tua opinião.

Bom Natal!




silenciosquefalam.blogspot.com

Clarinda disse...

Boas Festas!

Anónimo disse...

Fiquei muuuuuito curiosa com esta sinopse e com a tua opinião. Obrigada pela partilha.
É que já passei n vezes por esta capa e nunca me suscitou sequer pegar no livro.
Apesar de não comentar, gosto de passar por aqui :)

http://timebite.blogspot.com

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.