Páginas: 78
Categoria: Romance
"Os livros mudam o destino das pessoas: Demian, de Hermann Hesse, apresentou o hinduísmo a milhares de jovens; Hemingway incutiu em muitos o seu famoso espírito aventureiro; os intrépidos mosqueteiros de Dumas abalaram as vidas emocionais de um sem-número de leitores; muitos outros foram arrancados às malhas do suicídio por um vulgar livro de cozinha. Bluma Lennon foi uma das vítimas da Literatura. Na Primavera de 1998, Bluma, uma lindíssima professora de Cambridge, acaba de comprar um livro de poemas de Emily Dickinson quando é atropelada. Após a sua morte, um colega e ex-amante recebe um exemplar de A Linha da Sombra, de Joseph Conrad, em que Bluma escrevera uma misteriosa dedicatória e que lhe era agora devolvido. Intrigado, parte numa busca que o leva a Buenos Aires com o objectivo de procurar pistas sobre a identidade e o destino de um obscuro mas dedicado bibliófilo e a sua intrigante ligação com Bluma. A Casa de Papel é um romance excepcional sobre o amor desmesurado pelas bibliotecas e pela literatura. Uma envolvente intriga policial e metafísica que envolve o leitor numa viagem de descoberta e deslumbramento perante os estranhos vínculos entre a realidade e a ficção."
Um romace escrito quase de forma poética, que se torna um hino ao amor pela leitura e pelos livros.
Este é daqueles que apetece guardar para mais tarde reler. É caso para dizer, pequenino, mas precioso.
"Ao longo dos anos vi livros destinados a equilibrar a perna coxa de uma mesa; conheci-os convertidos em mesas de luz, dispostos em forma de torre e com um pano por cima; muitos dicionários passaram a ferro e prensaram mais objectos do que as vezes em que foram abertos, e não poucos livros guardam, dissimulados nas estantes, cartas, dinheiro, segredos. As pessoas também mudam o destino dos livros." p. 59
5 comentários:
Li este livro há algum tempo, mas guardei-o para qualquer dia reler. Gostei especialmente das descrições das "taras" de alguns leitores e foi impossível não me identificar com algumas. :)
Este listo está na minha lista de compras :)
Amiguinha... qdo houver um envelope para estes lados, até que podias mandar esse de boleia! ;)
(mas já, já não, ok?!! Não estou a conseguir dar cabo da maldita pilha TBR!!! Grrrrr!!!)
Ah, sim, já recebi os 2 que mandaste na semana passada... mil desculpas, ainda não fiz a JE!
Beijinhos e bom fim de semana!
Olá Amiga!
Tens um Pequeno Miminho no meu blog!
Beijocas!
Obrigada pela visita meninas!
Carla Martins, vou espreitar e adicionar à listinha dos meus blogs favoritos. Parabéns pela inauguração ;)
Ferncarvalho, já te respondi por PM... má pontaria :P
Ana,
Miminhos sabem sempre muito bem! Muito obrigada :)*
Enviar um comentário