Um Refúgio Para a Vida, Nicholas Sparks

03 janeiro 2011

Editora: Presença
Páginas: 483
Categoria: Romance

"Quando Katie vai viver para a pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte, todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela jovem bonita que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos relacionamentos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Mas os fantasmas do passado, que minam a sua capacidade de confiar nos outros, continuam a persegui-la, a aterrorizá-la, e o peso do segredo que esconde é demasiado grande… Neste romance avassalador, Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar."

E esta foi a minha última leitura de 2010. Ao contrário do "Melodia do Adeus", que foi uma das melhores leituras de 2009, este não conseguiu entrar no meu top. No entanto, ressalvo que adorei a capa, num estilo diferente dos livros anteriores de Nicholas Sparks.

É um facto que os últimos livros do ano dificilmente me conseguem conquistar completamente, pois é uma altura geralmente de muito trabalho e cansaço. No entanto, depois de ter lido "Melodia do Adeus", achava que me tinha reconciliado definitivamente com Nicholas Sparks, mas parece que não. Acho alguns livros dele verdadeiramente encantadores e comoventes, mas outros não me conseguem tocar e não consigo deixar-me envolver pela história. Mais uma vez, veio ao de cima o meu espírito de contradição :)

Reconheço que a história tem tudo para agradar aos fãs, um tema forte, personagens encantadoras, uma história sofrida, mas também de esperança, um final mágico e que até faz sorrir, mas, com o pano de fundo da violência doméstica, e, apesar de conhecer o estilo do autor, estava à espera de mais: mais emoção, mais tensão... Achei a história previsível (ressalvando-se talvez o final, mas mesmo assim...), as personagens são encantadoras, mas não são marcantes e, para mim, o final não chega para compensar o resto. Além disso, o tema central podia ser muito mais explorado.

Se são fãs de Sparks, avancem, certamente se enquadra dentro do género dele, mas ele tem livros bem melhores. Fica o romance, a esperança, as novas oportunidades, uma história que apelará talvez a pessoas mais românticas do que eu.

1 comentários:

Guerreiro disse...

É uma pena, parecia prometer... Já não o quero ler, graças a ti! ;oP

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.