A Princesa de Gelo, Camilla Läckberg

31 março 2011

Editora: D. Quixote
Páginas: 400
Categoria: Policial, mistério

"De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou. Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador…"

E finalmente fiz a minha estreia nos autores nórdicos, tão em voga já há algum tempo. Mas, como sempre, fujo um bocado das modas e tenho tendência a pegar nos livros que estão "na berra" passados muitos meses da grande febre.

Há muito que andava a prometer a mim mesma experimentar e tenho vários dos mais recentes êxitos nórdicos na minha biblioteca, como as obras de Stieg Larsson, Lars Kepler, Asa Larsson, mas foi este livrinho que decidiu saltar para a mesa-de-cabeceira e que devorei durante alguns dias.

A escrita prendeu-me logo desde o início e, apesar dos capítulos longos, nunca me fez perder o entusiasmo e a ânsia de chegar ao final. Suspeitas, surgiram logo no início e a certa altura quase parece que todos podem ser os culpados, mas houve uma pessoa em particular que me pôs os alarmes internos a soarem e as minhas suspeitas vieram a confirmar-se, apesar das motivações só se tornarem claras no final.

Gostei muito mesmo da escrita, gostei da forma como a autora conseguiu envolver algum romance na história, sem o tornar lamechas e dando-lhe até algum humor, gostei da forma como desenvolveu as personagens, fazendo-me sentir empatia imediata por algumas, assim como antipatia por outras, enquanto deixava ainda outras numa espécie de limbo, que servia para alimentar teorias e conjecturas na minha mente.

Outro aspecto que achei interessante e que, na minha opinião, é fundamental para manter o leitor preso até ao final, é que a autora, de quando em quando, nos dá conhecimento que as personagens centrais descobriram pistas ou indícios, mas não diz concretamente o quê nem em relação a quem, o que atiça ainda mais a curiosidade.

Em suma, foi uma excelente estreia na leitura de autores de policiais nórdicos e fiquei fã de Camilla Läckberg. O Gritos do Passado já está na estante e o Teia de Cinzas já tem um espacinho também para ele. Suspeito que será daquelas autoras que seguirei fielmente. (L)

3 comentários:

Guerreiro disse...

Finalmente, uma opinião ESPECTACULAR!!!! :D Sabes que esta autora tem um blog pessoal, onde dá noticias pessoais (o seu marido que é policia e tem um filho - não te faz lembrar a Erica? lol) e sobre a publicação dos livros: http://lackbergcamilla.blogspot.com/
Beijinhos

Verovsky disse...

Parabéns Lígia, adorei a opinião!!! Guerreiro estou a espreitar o blog da camilla :D obd pela dica! beijinhos, boas leituras

Anónimo disse...

Descobri há pouco que está para breve a saída do "Teias de Cinza" e, enquanto tentava perceber qual dos livros da Camilla é este novo, vim parar a este blog.

Deixe-me dar-lhe desde já os parabéns. Tenho um prazer especial quando vejo tanta dedicação à leitura.

À laia de desabafo: fico com muita pena que adulterem os títulos originais.

- Isprinsessan, The Ice Princess, A Princesa do Gelo
- Predikanten, The Preacher, Gritos do Passado (O Pregador? Ok, aceito moderadamente os "Gritos")
- ? - Teias de Cinza

Possivelmente será o "The Stonecutter", mas desta vez não consigo associar as "Teias" à "Pedra".

Cumprimentos,
Filipe

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.